Acadêmicos de Agronomia ampliam conhecimento prático em atividades de extensão.

Com ônibus à disposição, acadêmicos de Agronomia visitam periodicamente produtores rurais da região de Dourados.
Conciliar aulas teóricas e práticas tem sido o principal atrativo dos alunos do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN a partir do primeiro ano letivo. Os projetos de extensão desenvolvidos na Fazenda Experimental e nas entidades da Apae e Pestalozzi colocam os acadêmicos a praticar simultaneamente aula teórica, laboratorial e em pesquisas de campo. A coordenadora do ID_CURSO, professora Karlla Barbosa Godoy, explica que os acadêmicos têm todo o aporte para desenvolver atividades teorico-práticas, tanto no campus da universidade como em visitas aos produtores rurais, usinas sucroalcooleiras e entidades de fomento de pesquisa. “A grande importância do ID_CURSO é que além do aprendizado repassado aos alunos em sala de aula e nos laboratórios, podemos levá-los a ter contato direto com pesquisadores e produtores rurais”, afirmou. A professora lembra que nessa primeira quinzena de aula os alunos participaram do Showtec, em Maracaju, onde a UNIGRAN é parceira nas atividades de pesquisas. Outra visita foi em Laguna Carapã, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de manejo dos produtores campeões da Festa do Pé de Soja Solteiro. “O interessante é que estamos numa região em que o setor agrícola e pecuário é forte, e o ID_CURSO de Agronomia vem para abranger essas atividades”, comentou a professora. Com um ônibus à disposição os acadêmicos têm a oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento dos setores. “Com esse contato direto os alunos tem uma noção diferente da atividade prática, podendo organizar suas idéias para dar soluções aos problemas que acontecem no dia-a-dia”, observou. Além da Agronomia, o ID_CURSO de tecnologia em Produção Vegetal, que pertence a Ciências Agrárias da UNIGRAN, também participa das atividades de extensão. Na Apae e sociedade Pestalozzi, grupos de acadêmicos produzem semanalmente hortaliças para reforçar a merenda escolar das entidades. A partir da semana que vem reiniciam as atividades no preparo do solo e dos canteiros para semear as espécies adequadas nessa época do ano. O acadêmico Douglas Martins, do 3º semestre de Agronomia, participa do projeto em produção de hortas na sociedade Pestalozzi. Ele observa que as atividades práticas ampliam desde o início do ID_CURSO o conhecimento teórico-prático para fortalecer a formação profissional. “No Showtec, participei como monitor e tive a oportunidade de tirar dúvidas com os técnicos e demais profissionais da área, isso acrescenta muito no aprendizado,” relatou. Da mesma forma observa o acadêmico Deleon Martins de Almeida, da Tecnologia em Agropecuária. “Estou fazendo um projeto com os professores para ainda nesse semestre - diante das aulas, estágio e contato direto com os produtores que tive durante o ID_CURSO -, fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de ID_CURSO) através de experimentos agrícolas na Fazenda Experimental da Agronomia” destacou. Todo o trabalho técnico-científico desenvolvido pelo ID_CURSO de Agronomia está em consonância com os quatro laboratórios que estão em processo de empreendimento. Compõe o laboratório de Sementes, de análises e classificação; o de Fitopatologia, que estuda as doenças das plantas; de Entomologia, estudo dos insetos e pragas; e o laboratório de Solos, de classificação, manejo e fertilidade do solo. (FV)