Professor dá dicas de como vencer na vida e conquistar uma carreira profissional.

Acadêmicos ficaram atentos às dicas repassadas pelo professor Marcelo Koche.
Conquistar um bom emprego, ter uma carreira profissional sólida e um bom salário é o desejo de muitas pessoas. Para discutir a imagem pessoal e profissional, o professor e diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Contábeis da UNIGRAN, Marcelo Ioris Koche, deu algumas dicas de como alcançar resultados positivos, por meio da integração de vários conhecimentos, decisões e atitudes. O tema foi assunto de duas palestras realizadas nesta quarta-feira, aos calouros dos 28 ID_CURSOs de graduação da UNIGRAN, como parte do Projeto Recém-Ingresso, que tem p objetivo de melDATA_HORAr o desempenho do aluno em sua vida universitária. O professor falou que o segredo do sucesso, mesmo para as pessoas talentosas, é sempre o resultado de muito trabalho, disciplina e dedicação, e explicou que o marketing pessoal não se resume em técnicas ou truques para ser visto pelas pessoas como espécie de “vitrine”, e sim para aparecer no momento certo, quando é estabelecido um plano do marketing pessoal. Dessa forma, enfatizou que não adianta investir dinheiro e gastar tempo corrigindo ou incorporando qualidades na forma de ser e agir se, por outro lado, a pessoa vive escondida em casa e não deixa que o mundo saiba que ela existe. O palestrante destacou que o conhecimento é o bem mais precioso do capitalismo, e ter um ID_CURSO universitário não é o suficiente. É necessário também fazer especializações. Fazer o que gosta, não necessariamente vai dar certo, mas gostar do que faz pode ampliar oportunidades para construir uma carreira sólida. Um dos grandes problemas apontados por ele é que as pessoas recém formadas, quando saem da faculdade, logo querem ganhar um bom salário e isso nem sempre é possível. Tudo tem o seu tempo, “as oportunidades sempre passam pela nossa frente e aqueles que estão preparadas vão conquistá-las,” enfatizou. “As pessoas se preocupam muito em investir nos bens materiais e se esquecem de aprimorar seus conhecimentos. Tudo exige um sacrifício, se você quer vencer deve-se optar por algumas escolhas e “abrir mão” de outras. Aprenda com seus erros e não culpe as pessoas, não culpe os seus pais pelo seu fracasso”, arrematou. Para melDATA_HORAr o desempenho profissional e construir uma carreira sólida, o professor destaca algumas dicas: Participar de palestras, ID_CURSOs e seminários, ser voluntário em alguma ação beneficente, freqüentar reuniões e coquetéis, ler no mínimo cinco livros ao ano, publicar artigos, ficar informado e sempre buscar novos conhecimentos. As dicas apontadas servem para prevenir. Contudo, deve-se estar atento se o currículo é atraente no mercado de trabalho para depois de uma demissão, o desespero não tomar conta. Conhecer tudo sobre a função exercida, evitar as palavras “não é minha função, não sou pago para isso, não é problema meu” devem ser descartadas. Apontou que participar das decisões e mudanças contribui para a construção do marketing, mas também não se deve exagerar e falar à toa. “Entrar quieto e sair calado pode ser uma boa estratégia, mas quem não fala nada, também não apresenta nada,” argumentou. Num mundo onde às pessoas nunca sabem como vai ser o dia de amanhã, Koche finalizou com conselhos para evitar o ar de superioridade, achar que é mais importante que os outros como também se fazer de “coitadinho”, ser pessimista. Aceitar as mudanças é fundamental, pois elas fazem parte da vida. “Se você não muda a si mesmo, não pode mudar qualquer coisa”, frisou, complementando que não importa o cargo que exerça mais que faça do seu trabalho o melhor. (FV)