Acadêmicos conhecem técnicas dos campeões do conID_CURSO “Pé de Soja Solteiro”.

Professora Karlla, prefeito Luiz Brandão e alunos posam junto ao maior pé de soja da fazenda Bohn.
Acadêmicos dos ID_CURSOs de Agronomia e de tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN, visitaram no sábado (16) os tetracampeões do conID_CURSO Pé de Soja Solteiro, em Laguna Carapã. Eles foram até a Fazenda Bohn, onde puderam ver de perto os pés de soja que estão sendo cultivados especialmente para participar da 11ª edição da Festa, que, neste ano, será realizada de 18 a 20 de abril. O incentivo à visita, oferecida pelo prefeito de Laguna Carapã, Oscar Luiz Brandão, foi para mostrar aos acadêmicos os preparativos da festa, como também o manejo dos produtores rurais no cultivo do pé de soja. Entusiasmados a ajudar na realização conID_CURSO – como nos últimos anos – os alunos disseram que também vão fazer esse cultivo, na Fazenda Experimental da UNIGRAN, e concorrer na edição do ano que vem, representando a Instituição. Curiosos e atentos ao observar os cuidados com que a família Bohn cultiva soja, os acadêmicos quiseram saber dos produtores as técnicas que utilizam. Os dois recordes de vagens com grãos, colhidas em uma única planta, foram conquistados pelos Bohn. Em 2006, a Comissão Julgadora contabilizou 10.093 grãos, número que superou o recorde anterior, de 6.035 grãos. A produtora rural Izolde Catarina Bohn explicou que, para vencer o conID_CURSO, é necessário cuidar do pé de soja como se fosse uma criança. Segundo ela, a cada dois dias, é necessário fazer vistoria, arrancar os pés que estão machucados e, conforme a planta vai crescendo, devem-se apoiar os galhos com estacas para não serem quebradas, já que a altura do pé pode atingir até dois metros de altura. Perguntada se usava técnicas especiais para o manejo, preferiu enfatizar que, primeiramente, a semente é uma espécie de linhagem que serve apenas para participar do conID_CURSO, não podendo ser cultivada em lavouras comerciais, pois a planta é muito grande. “Tudo se define pelo manejo, aramos a terra e, em blocos separados, cavoucamos o chão e preparamos com adubos NPK de soja, porém em quantidade maior, e misturamos junto ao esterco” revelou. Catarina explicou que os pés de soja de maior destaque e que produzem quantidade maior de grãos são os que ficam nas laterais. Reiterou também que a planta se desenvolve com facilidade porque as covas preparadas com adubos são profundas. “Ultimamente, estamos aceitando a visita das pessoas para observarem o nosso manejo. É claro que temos técnicas especiais, mas não revelamos. Temos agora que deixar outros produtores ganharem o conID_CURSO” provocou, dizendo que espera maior número de concorrentes na festa deste ano. A coordenadora dos ID_CURSOs, professora karlla Barbosa Godoy, falou que é importante os acadêmicos terem contato com os produtores rurais, para discutir técnicas de manejo que aprendem em sala de aula e nos laboratórios. “Ano que vem, estaremos participando da festa, o prefeito nos convidou, e a partir de agora os acadêmicos vão trabalhar na Fazenda Experimental para cultivar o pé de soja e tentar vencer o conID_CURSO”, falou. RECORDE O ConID_CURSO do Pé de Soja Solteiro foi criado em abril de 1998 com o objetivo de divulgar o potencial sócio-econômico do município de Laguna Carapã. Ganhou a mídia nacional, a cada ano, novos adeptos, inclusive, de outros estados. O Instituto RankBrasil, que avalia recorde nacional, todos os anos confirma presença para registrar a entrega da premiação ao dono do pé de soja campeão de produção. (FV)