Laboratório de Análises Clínicas da UNIGRAN atende à população.

Estagiárias de Biomedicina catalogam material coletado para exame. O atendimento é público e gratuito.
Após o período de férias, o Laboratório-Escola do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN foi reaberto ao público nesta semana. O Laboratório faz atendimento social à população de Dourados e região, oferecendo 41 ID_TIPOs de exames. Neste ano, serão oferecidos também os testes imunológicos de função reumática, que são “Anti-Estreptolisina O”, “Proteína C Reativa” e “Fator Reumatóide”. O Laboratório, que foi inaugurado em 2004 para proporcionar aos estudantes aprendizado prático dos conteúdos vistos em sala de aula, atende sem qualquer custo a crianças, adultos e idosos. Segundo a coordenadora de Estágio, Bruna Oliveira Parente, mais de dez mil exames já foram realizados desde a inauguração. Ela disse ainda que, em média, cinco pessoas são atendidas diariamente, mas número pode ser maior. “Nós temos capacidade de aumentar o número de atendimentos, pois temos uma estrutura física satisfatória e aparelhos de tecnologia de ponta”, disse a professora. Os procedimentos são conduzidos por acadêmicos do 4º ano de Biomedicina e supervisionados por professores de estágio. Os resultados dos exames são entregues no prazo de três dias úteis. Para a maioria deles, é necessário pedido médico, mas alguns podem ser feitos sem essa exigência, como o hemograma completo, parasitológico, urina ID_TIPO I, glicose e VDRL (sífilis), por exemplo. O horário para agendar a coleta de materiais para exame é de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 9h, e o da retirada dos resultados é das 9h às 11h, nos mesmos dias. O atendimento ao público é feito na Sala de Coleta, que fica no Bloco IV da UNIGRAN. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pacbiomed@unigran.br, ou pelo telefone 3411-4193, no período matutino. (BD) EXAMES OFERECIDOS: Hemograma completo, eritrograma, leucograma, VHS (Velocidade de hemossedimentação), contagem de plaquetas, urina do ID_TIPO I, parasitológico, VDRL (sífilis), colesterol e frações, glicose, triglicérides, uréia, creatinina, B-HCG (sangue). Com indicação de médico: Ácido Úrico, Bilirrubina Total e Frações, Amilase, Coobs Direto, Células L.E., Ferro, Ferritina, Fosfatase Alcalina, Gama GT, Hemoglobina Glicosilada, Sorologia para Toxoplasmose, Sorologia para Rubéola, Potássio, Sódio, Proteínas Totais Albumina, TGO (AST), TGP (ALT), ASLO, Proteína C reativa, Fator Reumatóide, Pesquisa de Sangue Oculto, Tipagem Sangüínea, Contagem Reiculócito, Teste Falcização, Cultura de Urina, Cultura de Fezes, Cultua de Secreções e Pesquisa de Fungos.