Seminário debate Pilares de Qualidade para o Ensino Superior.

Reitora Rosa De Déa debateu números de avaliação institucional com professores e coordenadores que lotaram o Anfiteatro da UNIGRAN.
A UNIGRAN iniciou, nesta segunda feira, 28, a terceira edição do Seminário Interno de Ensino e Extensão. Professores, funcionários, coordenadores de ID_CURSOs e diretores de todas as Faculdades da Instituição participaram da abertura do evento que neste ano tem como tema “Pilares de Qualidade para o Ensino Superior da UNIGRAN”. Na palestra de abertura, a reitora Rosa Maria De Déa falou sobre “Missão Institucional e Perspectivas da Instituição para o Ensino de Qualidade”. A partir do resultado da pesquisa de avaliação interna realizada no ano passado, ela apontou alguns pontos como base para a qualidade a ser buscada incessantemente. “A qualidade deve ser a mania institucional”, disse ela aos presentes, lembrando que a UNIGRAN já tem padrão de qualidade, mas deve buscar a excelência. A reitora assinalou que além da qualificação e titulação que o professor universitário deve ter, fatores como planejamento, cumprimento rigoroso do plano e das responsabilidades e a excelência - que é meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - devem fazer parte do cotidiano do profissional que busca melDATA_HORAr o seu fazer pedagógico. Ela lembrou todo o investimento feito pela UNIGRAN em tecnologia, estrutura e na formação de professores, mas ressaltou que tudo isto deve ser complementado com uma boa atuação do professor, formando profissionais competentes que possam colaborar com o desenvolvimento regional, missão da Instituição. “Não tenho dúvida de que o professor é o personagem mais importante para se atingir a excelência da qualidade, ele é o ator principal. Nosso maior diferencial é o corpo docente”, disse. A Pró-Reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, coordenadora do seminário, apresentou o calendários de eventos para 2008 e mostrou estatísticas que comprovam números crescentes na execução de projetos de extensão dos ID_CURSOs da UNIGRAN. O Seminário Interno, em seu primeiro dia, enfocou ainda o tema “Ensino Superior e os desafios da sociedade contemporânea: Relações de poder e saber”, na palestra do professor doutor Antonio Carlos do Nascimento Osório (UFMS) realizada no período noturno. O workshop “A. Extensão no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da UNIGRAN nas Aldeias Jaguapiru e Bororó”, que deverá definir os projetos de extensão a serem desenvolvidos pelos ID_CURSOs, junto aos NAMs neste ano, encerra o Seminário Interno na noite de quarta-feira, 30. O encontro é resultado do diálogo entre instituição e comunidades indígenas realizado com o “ATY GUASU - Seminário Interno de Extensão Indígena” promovido nas duas aldeias, a fim de levantar a imagem dos núcleos e coletar sugestão de atividades a serem desenvolvidas junto às comunidades indígenas assistidas. (CM)