Ministro apresenta sugestões para melDATA_HORAr processo de avaliação das IES.

Ministro da Educação, Fernando Haddad, participou de reunião do Conaes, ontem.
Portal MEC - O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da reunião de trabalho Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), no Ministério da Educação, nesta terça-feira, e levou sugestões para melDATA_HORAr o processo de avaliação de ID_CURSOs superiores, com base na supervisão de ID_CURSOs de direito, iniciada em outubro de 2007. Na ocasião, 80 instituições foram notificadas pelo MEC pelo baixo desempenho resultante do cruzamento de dados do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Índice de Desempenho Desejável (IDD). Toda obtiveram nota inferior a 3. A avaliação de ID_CURSOs superiores é um dos elementos analisados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também a a auto-avaliação das instituições faz parte dos processos de avaliação do MEC. A sugestão do ministro é que o mecanismo passe a ser estimulado como uma resposta da instituição a indicadores problemáticos. Assim, a auto-análise da instituição com baixo desempenho indicaria suas fragilidades, facilitando a adoção de medidas saneadoras. Já o instrumento de avaliação externa deveria ser menos rígido. “O instrumento deve funcionar como um guia e ser menos burocrático”, defende Haddad. Para o ministro, a partir de um instrumento mais flexível, o avaliador teria mais liberdade para detalhar a avaliação, de forma a levar em conta o contexto vivido pela instituição. Para isso, seria necessário contar com avaliadores bem-formados e experientes. “Talvez pudesse ser criado um subgrupo do banco de avaliadores, indicados pelos estratos mais altos da educação”, sugeriu. O banco de avaliadores do Sinaes, criado em 2006, conta com aproximadamente 11 mil pessoas, indicadas por universidades, faculdades e entidades científicas. Para Nadya Viana, membro da Conaes, é preciso rever a qualificação dos avaliadores, com o intuito de valorizar a experiência de cada um e priorizar a avaliação qualitativa das instituições de ensino superior. “Alguns avaliadores são doutores, mas têm pouca experiência com a graduação”, exemplificou. Para o ministro, a bem-sucedida experiência de supervisão dos ID_CURSOs de direito poderia ser utilizada para melDATA_HORAr o sistema de avaliação. “Os aprendizados da supervisão poderiam ser incorporados no Sinaes, especialmente nos processos de renovação de reconhecimento de ID_CURSOs”, ressaltou Haddad. Atualmente, a avaliação está diretamente ligada ao reconhecimento e à renovação do reconhecimento dos ID_CURSOs superiores. A dinâmica de avaliação envolve o credenciamento da instituição, a autorização de ID_CURSOs e o reconhecimento de ID_CURSOs. Primeiro, ao ser criada, para que a instituição seja credenciada, precisa passar por avaliação externa. O mesmo processo ocorre para cada ID_CURSO novo criado por uma instituição. Depois de começar a funcionar e antes de expedir diplomas, o ID_CURSO deve ser novamente avaliado para ser reconhecido. A renovação de reconhecimento ocorre periodicamente ao fim de cada ciclo avaliativo do Sinaes. A proposta do ministro à Conaes é utilizar os procedimentos adotados na supervisão dos ID_CURSOs, especialmente durante o reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos ID_CURSOs, para atestar a qualidade do ID_CURSO avaliado com mais eficácia. (Maria Clara Machado)