Ações afirmativas são temas de seminário de extensão indígena.

Crianças, jovens adolescentes e senDATA_HORAs índias participam de diversos projetos que são realizados no NAM/UNIGRAN desde 2001.
Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIGRAN e da organização social “Amigo do Índio”, representantes das etnias guarani e terena realizam, nesta quarta-feira, 15, a “Aty Guasu: Seminário Interno de Extensão Indígena”, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Aldeia Jaguapiru. Os participantes irão avaliar as ações já realizadas, durante os seis anos de funcionamento desse núcleo, e discutir novas propostas de trabalho da comunidade acadêmica, cujo objetivo é promover a qualidade de vida na área indígena de Dourados. O seminário inicia às 8h e vai até às 16h30. Os organizadores do evento são ex-alunos indígenas da UNIGRAN que hoje são educadores, administradores e profissionais da saúde preocupados com suas comunidades. Eles convidaram caciques e outras lideranças das três etnias, professores e trabalhadores da saúde, e representantes de jovens, de grupos de mulheres, do Conselho de Saúde Indígena e da Funai. Participam também os coordenadores de ID_CURSO e professores da UNIGRAN. Ao todo, mais de cinqüenta pessoas são esperadas para debater os compromissos de cada um nas ações afirmativas realizadas no NAM. A programação do evento será aberta com palestra sobre os objetivos do NAM – núcleo de extensão universitária construído pela UNIGRAN, de forma inédita no mundo, em uma área indígena. O evento prossegue com uma roda de conversa sobre a visão da comunidade indígena acerca do NAM e com a formação de grupos de discussão sobre projetos prioritários de extensão, a serem realizados em áreas como a saúde, educação, comunicação e lazer e cultivo da terra. No final da tarde, haverá uma assembléia geral, que definirá as propostas viáveis de realização. Também em assembléia, será definida a data de realização de outro seminário de extensão, desta vez, na Aldeia Bororó. (JR)