Vídeos educacionais estão entre os mais acessados no Portal Domínio Público.

(MEC/Seed) Uma partida de futebol pode ser uma ótima oportunidade de aprender geometria; uma conversa familiar costumeira vira lição de ortografia; e uma divertida performance de teatro de bonecos pode ser a melhor forma de aprender sobre a abolição da escravatura no Brasil. Estas são algumas das surpresas que professores, alunos e internautas podem descobrir numa rápida visita à seção de vídeos do Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) Lançado pelo Ministério da Educação em novembro de 2004, o portal oferece gratuitamente obras literárias, artísticas e científicas em forma de textos, sons e imagens. Também possui arquivos de vídeos educativos que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica pela comunidade escolar. São séries sobre matemática, língua portuguesa, história, geografia, ciências e outros temas ligados à educação, em sua maioria produzidas pela Secretaria de Educação a Distância e colocadas à disposição do público. A combinação de qualidade do conteúdo e facilidade de acesso torna as produções muito procuradas pelo público que visita o portal. “Houve um crescimento grande no número de acessos a conteúdos audiovisuais”, diz o coordenador do portal, Marco Antônio Rodrigues. “A maior parte dos vídeos baixados é composta por conteúdos educacionais produzidos pelo MEC”, afirma. Para o coordenador, a segurança sobre a autoria dos vídeos é o principal motivo do crescimento das visitas aos conteúdos audiovisuais do portal. “É possível achar diversos vídeos educacionais na internet, mas o público sabe que os do Portal Domínio Público têm certificação”, explica. O portal tem 1.138 arquivos cadastrados na seção de vídeos. Desde seu lançamento, foram contabilizados cerca de 700 mil downloads.