MEC divulga números de censo; total de matriculados diminui.

Folha Online - O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira os números do censo realizado ano passado nas redes pública e particular de ensino. O estudo apresentou uma redução no número de crianças matriculadas na educação básica. Em 2006 eram 55,9 milhões e, neste ano, são 52,9 milhões. De acordo com o ministério, o número não indica uma diminuição nas matrículas, mas sim uma correção nas estatísticas. Como todos os reID_CURSOs repassados pelo MEC a Estados e municípios têm o número de matrículas como fundamento, os cálculos tiveram que ser revistos. Sobraram R$ 400 milhões para remanejamento --no total, a União investe R$ 10 bilhões em educação básica. Os números puderam ser revisados graças a uma mudança de metodologia. Em anos anteriores, o censo foi feito com base em registros das escolas e, agora, considerou somente os nomes dos alunos, evitando duplicidades. Um erro comum, de acordo com o MEC, foi a dupla contagem de estudantes da chamada EJA (Educação de Jovens e Adultos). Um aluno que se matriculava em duas disciplinas era contado como dois alunos. Para o ano que vem, o MEC pretende aprofundar o censo, monitorando também a repetência, transferência e evasão de estudantes. Todos os resultados do censo deste ano, chamado de Educacenso 2007, foram publicados na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". (www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u362063.shtml)