Famílias e formandos vibram na colação de grau.

Público novamente lotou espaço com capacidade para mais de 1.200 pessoas, na segunda noite de formaturas da Faculdade de Saúde.
A cerimônia de colação de grau das turmas de 2007 nos ID_CURSOs de Biomedicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia, ocorrida nesta segunda-feira (17) foi marcada pela vibração de formandos e famílias. Enquanto no palco os acadêmicos apitavam, aplaudiam e gritavam a cada entrada de autoridades, professores e formandos; na platéia, os familiares, empunhando faixas e cartazes, se encarregavam de responder com buzinas, apitos e estouro de balões. “A solenidade acabou logo no início. É festa e barulho. Eles [formandos] querem assim e vamos fazer o que eles querem”, disse o pró-reitor administrativo Rubens Di Dio, que representou a reitora Rosa De Déa no ato. Ele entregou o diploma para o filho Lucas Moreno Di Dio, que colou grau do ID_CURSO de Medicina Veterinária. “Não tem protocolo quando se tem um filho formando. Cai o protocolo, a emoção, cai tudo, inclusive as lágrimas”, reconheceu ele. Histórias como a da nova profissional de Nutrição, Shaemila Gatti Palla, se repetem na luta por um diploma universitário. Natural de Iguatemi, ela morou em Dourados, a 250 quilômetros da família, durante os quatro anos de ID_CURSO. O diploma representa para todos conquista e superação. “É a maior satisfação para os pais quando a filha luta, apesar da saudade”, disse a mãe, Rosemara Gatti Palla. Quando Shaemila foi chamada, a família correu para a frente do palco com uma enorme faixa, buzinas e apitos. “Hoje quebramos todo o protocolo, todas as regras porque a satisfação é enorme, uma alegria imensa”, justificou a mãe. Homenagens: Na solenidade de anteontem, a turma de Biomedicina levou o nome do professor Wandelei Onofre, a de Fisioterapia o nome de Winicyus Nobre, Medicina Veterinária homenageou Klaus Casaro Saturnino, a turma de Nutrição levou o nome da professora Rita de Cássia e a turma de Psicologia, diurno, homenageou o ex-coordenador do ID_CURSO, professor Luiz Antônio Martins. A aluna Emilly da Silva, do ID_CURSO de Nutrição foi a oradora e a professora Rosimeire Souza Navarro, do ID_CURSO de Piscologia, a paraninfa das turmas. (CM)