UNIGRAN formou 282 professores para a educação básica em 2007.

Reitora Rosa De Déa outorgou o grau de licenciados aos concluintes de seis ID_CURSOs da Faculdade de Educação, dia 14.,
A falta de professores qualificados e habilitados estará um pouco menor, em 2008, nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de Dourados e região. Na cerimônia de colação de grau, realizada na sexta-feira, a Faculdade de Educação da UNIGRAN licenciou sete turmas de novos professores de língua portuguesa, matemática, ciências biológicas, pedagogia, educação física e artes visuais. São 282 profissionais que confirmaram seus votos de dedicação à formação de cidadãos. Prometeram também não parar de aprender, como fazem os melhores professores. “Temos que nos atualizar cada vez mais, ser compromissados, mesmo, pôr amor em tudo”, disse Efigência de Lima, que inicialmente queria apenas ter um ID_CURSO superior, mas logo viu que a Pedagogia é uma profissão de grande compromisso social, “primeiro vem o amor à profissão, porque queremos uma humanidade melhor e que os outros também tenham as chances que estamos tendo agora”, falou. O colega de ID_CURSO, João Marcos Tavares Ferreira, disse que sua meta é o mestrado, depois de conquistar a nota máxima em seu trabalho de conclusão de ID_CURSO, que versa sobre acessibilidade dos portadores de deficiência de visão. “A expectativa é estudar mais ainda. Estou muito satisfeito [e] ao ter alcançado dez na monografia demonstrei que a pessoa com deficiência é capaz de prover, de construir e de colaborar mais com a sociedade, esse é um passo importante que a UNIGRAN demonstra, abrindo as portas para nós”, disse. Renata Ortiz, licenciada em Letras, destacou a qualidade da formação no ID_CURSO como diferencial de qualidade e para dar continuidade à tradição em sua família. “Na minha família, a maioria é professor. Ela me deu o impulso e eu fui à luta e consegui, estou realizada. A UNIGRAN é muito valiosa para mim. Eu vim de outra instituição e não esperava que o ensino fosse tão bom quanto foi para mim, agora eu vou seguir minha carreira”, falou. A oradora das turmas, Fabiane Thays Mahl, do ID_CURSO de Matemática, disse que os obstáculos encontrados nos anos de faculdade serviram de motivação para o crescimento. Em sua fala, a diretora da Faculdade de Educação, Cláudia Olle, disse que os recém-formados devem manter a motivação, “vislumbrando novos horizontes com coragem e ousadia”. A professora Maria Alice de Mello Fernandes, paraninfa dos formandos, falou dos desejos, esperanças e dúvidas dos acadêmicos, ao iniciarem seus ID_CURSOs. Hoje, são pessoas reflexivas e idéias próprias, preparadas para uma nova etapa de suas vidas como profissionais da educação. Ela se dirigiu também aos pais e familiares dos novos professores, dizendo que o conhecimento é o maior presente que um pai, uma mãe ou outro responsável pode dar aos filhos. A solenidade de colação de grau na Faculdade de Educação da UNIGRAN foi presidida pela reitora Rosa Maria D’Amato De Déa. Os professores homenageados foram Paulo César Ribeiro Brandão, nome de turma do ID_CURSO de Matemática, Sueli Aparecida Fernandes, de Artes Visuais, Marcos Rogério Heck Dorneles, Letras, Giani Lopes Bergamo Missirian, Ciências Biológicas, Senésio Kuhn, Pedagogia, Zélia Aparecida Milani Parizotto, Educação Física (diurno), e Rogério da Cruz Montes (noturno). Na mesma ordem de ID_CURSOs, os juramentistas das turmas foram, Marcos Felipe Bazé, Leide Carmen Assmann, Michelle Moraes Mazzini, Maria Emília Píccolo Silva, Márcia Viegas Batista, Andressa Tagliane Aral e Edgar Silva Nunes Júnior. Nesta terça-feira, a solenidade de colação de grau confere o grau de tecnólogo aos concluintes dos ID_CURSOs superiores de Tecnologia em Agronomia, Tecnologia em Estética e Cosmetologia, Tecnologia em Manejo e Nutrição Animal e Tecnologia em Produção Publicitária. (JR)