Estagiários de Fisioterapia se mobilizam para doar sangue.

Neste período, o Hemocentro enfrenta escassez de sangue, especialmente, de ID_TIPOs O, A, B e AB negativos.
Marcando o início do recesso acadêmico deste ano, um grupo dez de estagiários e professores da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN foi ao Hemocentro de Dourados doar sangue, nesta terça-feira. Segundo a coordenadora da Clínica, Angela Lima, a idéia surgiu de um dos estagiários e foi apoiada pela maioria. “Esta é uma iniciativa importante, pois incentiva a doação”, falou a professora. A acadêmica de Fisioterapia Mileide Edialin Mossmann também apoiou a iniciativa. “Muita gente, inclusive eu, tinha vontade de doar sangue e não achava tempo. Eu falei que hoje viria doar e vim. Isto incentiva as pessoas a também virem.”, afirmou. Ela nunca havia feito doação de sangue e contou que estava tranqüila, enquanto esperava o momento. Cerca de mais vinte estagiários da Clínica se comprometeu a fazer a doação, por esses dias, reforçando os estoques do Hemocentro. Segundo a coordenadora do Hemocentro, a farmacêutica Márcia Regina Santos, as doações neste período estão fracas. “A gente fica a mercê desse ID_TIPO de iniciativa, porque só os voluntários e só os familiares para repor para alguém que esta usando é muito pouco, a gente não consegue acompanhar a demanda”, afirmou. Ela disse ainda que os sangues de ID_TIPO negativo são os de maior carência. Para doar é necessário ter entre 18 anos e 65 anos, estar saudável, não estar tomando nenhum medicamento nem bebida alcoólica, e levar um documento com foto, outras restrições são feitas durante a triagem. As doações do Hemocentro atendem a Dourados e 13 cidades vizinhas, além de outras cidades quando necessitam. O Hemocentro de Dourados funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 11h30, durante as férias, irá fechar nos dias 22 ao 25, e do dia 30 dezembro ao dia primeiro de janeiro. O Hemocentro localiza-se na Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. Para outras informações por telefone, no número 3424-4192. (BD)