UNIGRAN certifica 70 novos alunos na educação de jovens e adultos.

Professoras da Faculdade de Educação fizeram, no sábado, a certificação de alunos do EJA deste ano.
O operário Domingos Cardoso de Lima, 53 anos, ficou emocionado ao receber seu certificado de conclusão da primeira fase de estudos no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PEJA), no sábado (08), em solenidade ocorrida no anfiteatro do Bloco I da UNIGRAN. Afastado dos estudos desde 1968, quando ID_CURSOu a quarta série do ensino fundamental, ele assinala que o retorno aos bancos escolares lhe devolveu a alegria de aprender, “pois sem alegria você não estuda”. Pai de seis filhos, “seu Domingos”, como é chamado pelos colegas, carrega consigo o orgulho de ter também servido de exemplo a dois dos filhos que, como ele, haviam abandonado o estudo e agora já pensam em retomá-lo. “Essa oportunidade valoriza a gente e isto é muito importante”, diz ele. Coordenado pelo ID_CURSO de Pedagogia, o PEJA atuou em 10 pólos em 2007. Escolas públicas e empresas parceiras serviram de sede para que 70 estudantes pudessem completar a primeira fase do programa, que os capacita a fazer de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental na continuidade do projeto, a partir de 2008. “Esta formatura é uma etapa cumprida de um processo que ainda tem um grande período por vir. É a conclusão de uma etapa, pois muitos que estão recebendo a certificação estarão aqui no próximo ano, evoluindo no processo”, disse a coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia, Vanderléia Paes Mussi. Além da alfabetização de Jovens e Adultos, o PEJA se destaca pelo aprofundamento de estudos técnicos na área pedagógica. A Pró-Reitora de Extensão, Terezinha Bazé, destaca que o Projeto sustenta o tripé ensino, pesquisa e extensão. Como extensão, proporciona capacitação dos alunos de Pedagogia e o processo de formação da educação para a comunidade; a pesquisa vem pelos grupos que estão desenvolvendo e estudando, através de monografias, todo o processo de formação didático, pedagógico e metodológico voltados para a educação de jovens e adultos e o ensino vem por meio da disciplina de Abordagens Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos. “Nós conseguimos implantá-la como disciplina obrigatória na grade curricular da Pedagogia, o que é um diferencial que a UNIGRAN está tendo. A partir das observações deste laboratório, que é o nosso monitor na sala de aula com alunos jovens e adultos, nós estamos podendo modificar o nosso currículo de formação”, assinala a professora Bazé. Ação Social – Mais que alfabetização, o PEJA oferece aos seus alunos aprendizagem de leitura, de escrita, de cálculo, de outras operações como, por exemplo, os cuidados ao tirar o pagamento num caixa eletrônico, ensina o preenchimento de documentos, cheque, recibo, preparando-os para lidar com outras informações voltadas para o cotidiano, visando a inserção social e alimentando a auto-estima e a cidadania. O Programa perpassa, de forma transversal, o projeto de defesa dos direitos dos idosos. “O Estatuto [do Idoso] é uma cartilha trabalhada em todas as salas”, diz Bazé. Todos os alunos que estão concluindo a primeira etapa avançam também em conteúdos de História, Geografia, Artes Visuais, Matemática, Letras, recebem orientações para a produção de cartas e textos e realizam operações matemáticas. (CM)