Índios guaranis-nhandeva dançam na UNIGRAN em agradecimento ao ano acadêmico.

Índios de 5 a 62 anos de idade fizeram cerimônia de gratidão ao ano que termina, na sexta-feira.
Um grupo de vinte índios da etnia guarani-nhandeva realizou, sexta-feira (23), a dança “A reza para todos nós”, no pátio do Bloco II da UNIGRAN. O grupo é da Aldeia Lagoa Rica Panambi, de Douradina. A acadêmica do 2º semestre de Nutrição Raquel Locácio de Lima, que trouxe sua família e amigos para a apresentação, disse que o propósito da dança foi agradecer às conquistas, em 2007, na UNIGRAN. “Mostrar a cultura que os índios têm e o seu valor também”, afirmou. A pró-reitora de ensino e extensão, Terezinha Bazé de Lima, agradeceu e parabenizou a acadêmica pela apresentação. A professora também dançou com o grupo, pedindo proteção para todos na UNIGRAN. Ela disse que a iniciativa da aluna foi um avanço para todos. “Nós só vamos combater a discriminação contra os povos indígenas, a partir do momento, que os povos indígenas também tenham coragem de romper barreiras”, declarou. A dança é uma forma típica das etnias indígenas de Mato Grosso do Sul de expressarem seus sentimentos de contentamento, gratidão e tristeza, por exemplo, assim como de se dirigirem aos antepassados mortos e as suas personalidades sacras. (BD-JR)