Acadêmicos de Farmácia participam do Dia D Contra a Dengue.

Campanha realizada no centro de Dourados teve objetivo de reforçar os avisos sobre os riscos da dengue.
O ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN esteve presente na ação do Dia D Contra a Dengue, no sábado, 24. Acadêmicos do sexto semestre do ID_CURSO percorreram lojas do centro comercial da cidade aplicando um questionário que pretende revelar o nível de conhecimento que as pessoas têm sobre a doença e sua prevenção. Segundo a professora Lígia Regina Garbinatto, que coordenou a atividade, este instrumento possibilitará abordar o ponto certo de dúvida para que o entrevistado se conscientize e possa mudar sua postura quanto à prevenção da doença. A ação distribuiu folders com orientações e contou com a presença dos bonecos “Juca Dengue” e “Mosquito Aedes” que interagiram com as crianças e distribuíram bonés da campanha. “É importante para a UNIGRAN auxiliar na conscientização popular em relação ao combate da dengue no início do verão, quando a proliferação do mosquito é maior”, assinalou Lígia. A atividade complementa a temática debatida nas aulas de Saúde Pública e as visitas domiciliares nas comunidades carentes realizadas pelos acadêmicos. No quarto ano, por meio de estágios, os estudantes entram em contato direto com a comunidade. “Eles se sentem capazes de disponibilizar o conhecimento que adquiriram em aula para o restante da população e, neste momento, agem com postura profissional”, observa a professora. Recentemente vários focos do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, foram encontrados na região central da cidade e por isto a pesquisa foi direcionada a gerentes de estabelecimentos comerciais que, segundo os acadêmicos, acabam descuidando de pontos como telhados, calhas e saídas de água de aparelhos de ar condicionado. “As pessoas [entrevistadas] mostram que estão sabendo, informações elas têm, atitude é que a gente não sabe [se têm]”, assinalou a acadêmica Adriana Mizuri, do 6º semestre. Segundo o site da Prefeitura, Dourados tem 9 casos positivos de dengue registrados neste segundo semestre junto à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Do total de 63 notificações feitas de julho a novembro, 33 deram negativas e 21 ainda estão pendentes. No mesmo período do ano passado, foram registrados 37 casos positivos e 103 negativos da doença. (CM)