Jornalismo participativo é tema de encerramento da Semana de Comunicação da UNIGRAN.

Palestrante Rodrigo Manzano, na mesa redonda que teve como mediadores os jornalistas Fábio Dorta e Cristine Medeiros.
O jornalista Rodrigo Manzano realizou, na sexta-feira (9), a palestra “Comunicação Colaborativa”, durante o encerramento da “V Semana Integrada de Comunicação da UNIGRAN”. Segundo o palestrante, a comunicação participativa ou colaborativa é possível através Web 2.0, que é a tendência de troca de informações de internautas com sites e serviços virtuais. “No caso do jornalismo, nós precisamos reinventar as nossas práticas profissionais, para corresponder de maneira eficiente ao que os consumidores de informação desejam dos jornalistas”, afirmou. Ele disse que o objetivo do encontro foi fazer com que os acadêmicos percebessem que o mundo está passando por mudanças, e que isto possui um impacto direto sobre a profissão dos comunicadores. Rodrigo Manzano é formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é diretor editorial da Revista Imprensa, na qual já atuou como redator-chefe, editor-assistente, editor, e editor de web, além de ser professor de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. (BD)