Professor do Anglo fala aos pais de alunos sobre inteligência e como estudar.

Pierluigi Piazzi ministrou palestra na Escola Decisivo, na quinta-feira.
Assim como uma habilidade atlética, a inteligência pode ser desenvolvida com treino e disciplina. A presença dos pais é também de grande importância. Contudo, não pode haver super-proteção e excesso de atividades para o estudante. Para o professor Pierluigi Piazzi, o interesse dos pais em acompanhar o rendimento dos filhos cria um ambiente que favorece a autoconfiança de crianças e adolescentes. Já a leitura e o estudo regulares em casa, depois das aulas na escola, desenvolvem as potencialidades do cérebro e as habilidades de que o estudante necessita para aprender cada vez mais. Pais, alunos e professores da Escola “Decisivo-Anglo” lotaram o auditório montado no Ginásio da UNIGRAN, na quinta-feira (8), para assistir à palestra do professor Pierluigi Piazzi, que é professor de física e química do Sistema Anglo de Ensino, em São Paulo, e de graduação e pós-graduação da Universidade Santa Cecília, em Santos. Autor do livro “Aprendendo Inteligência”, ele realiza conferências nas Escolas Anglo sobre como obter o máximo do cérebro. O professor resume inteligência como sendo a habilidade de descobrir regras, como, por exemplo, a que ordena a progressão 1, 3, 5, 7... (?). E essa capacidade pode ser exercitada. Piazzi não desconsidera que as crianças nascem com potenciais diferentes. Entretanto, o meio familiar e os estímulos externos fazem toda a diferença na realização desses potenciais. “Você pode identificar gente com potencial elevadíssimo que, por viver em um meio cultural muito pobre, jamais chega a desenvolver esse potencial. Outros, que não nascem tão aptos, mas vivem em um ambiente extremamente estimulante, acabam por ultrapassar os primeiros. Há uma grande verdade: inteligência se aprende”, diz o palestrante que estima ter tido cerca de cem mil palestrantes, em sua carreira. No ano passado, Pierluigi Piazzi realizou duas palestras na UNIGRAN, para professores do Sistema Anglo do Estado e pais de alunos de Escola Decisivo-Anglo, que trabalha o lema “Família e Escola, uma parceria que precisa renascer”, a palestra de quinta-feira foi aberta pelo diretor da Escola Decisivo, Wilson Akira. (JR)