UNIGRAN abre a V Jornada de Psicologia na próxima segunda-feira.

Coordenadora Aletéia Ferruzzi destaca a multidisciplinaridade, na programação da jornada acadêmica deste ano.
A UNIGRAN promove a “V Jornada Acadêmica de Psicologia”, na próxima semana, oferecendo uma programação multidisciplinar aos profissionais e acadêmicos. Neste ano, as abordagens são direcionadas para as correlações entre a psicologia e ciências da saúde como a nutrição, farmácia, medicina e, ainda, com direito e serviço social. Os temas dos seminários e oficinas têm em vista a formação generalista e sólida do estudante, e possibilitam considerar os mais diferentes aspectos da atuação profissional do psicólogo. “Ao propor as interfaces com diversas áreas, pretende-se mostrar aos alunos a importância da multidisciplinaridade do trabalho do psicólogo, voltado sempre para uma visão holística de sua atuação profissional e das formas de se compreender o ser humano”, disse Aletéia Henklain Ferruzzi, coordenadora do ID_CURSO. “A jornada objetiva trazer profissionais de diversas áreas de atuação do psicólogo e de diversas abordagens, para que os acadêmicos se encantem ainda mais com a psicologia, como ciência e profissão”, acrescenta a professora. Entre as questões em pauta durante a V Jornada de Psicologia da UNIGRAN estão os distúrbios do sono, transtornos do humor, nutrição e obesidade, enfermidades psicossomáticas, desenvolvimento infantil e dificuldades de aprendizagem, adoção e adolescentes em conflito com a lei, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Psicologia (Bloco 4 da UNIGRAN), nos horários de 8h as 11h e das 19h as 22h. Contados com a Coordenação podem ser feitos pelo telefone 3411-4109 e pelo e-mail aleteia@unigran.br (JR) Programa Segunda-Feira 12/11/2007 8:00 Abertura. 8:15 Apresentação Cultural. 9:00 Intervalo 9:30 Palestra - Avaliação e indicação psicoterapêutica para crianças. Ministrante: psicóloga e psicanalista em Formação Ana Deise Leonardo Cardoso. 13:30 - MiniID_CURSO 01: “O processo desenvolvimental”. Ministrante: Ana Deise Leonardo Cardoso. 13:30: Exposição de painéis sobre Psicologia Organizacional e do trabalho pelos alunos 5º ano. 19:00 Palestra: A contribuição da Psicanálise para compreensão das enfermidades Psicossomáticas. Ministrante: psicóloga e psicanalista Gleda Brandão Coelho Martins de Araújo. 20:30 Intervalo. 21:00 Palestra: As Máscaras do Amor. Ministrante: psicóloga Andréa Carla Brunetto. Terça-Feira 13/11/2007 8:00 Palestra: Adições, Atalhos para o Prazer. Ministrante: psicóloga Juliana Simczak Treuherz 9:30 Intervalo. 10:00 Palestra: Obesidade - aspectos psicológicos. Ministrante: Psicóloga Estefânia Sarubbi. 13:30: MiniID_CURSO 02: - O diagnóstico na criança com dificuldade de aprendizagem. Ministrante: psicóloga Adriana Rita Sordi. MiniID_CURSO 03: Obesidade: Psicodinâmica e Tratamento na clínica contemporânea. Ministrante: psicóloga Estefânia Sarubbi 19:00 Palestra: Transtorno do Sono. Ministrante: médico neuropediatra Emerson Henklain Ferruzzi. 20:30: Intervalo 21:00: A atuação do psicólogo junto aos adolescentes infratores institucionalizados. Ministrante: psicóloga Silvia Mara Pagliuzo Muraki Quarta- feira 14/11/2007 8:00 Palestra: A Psicologia nos processos da adoção. Ministrante: psicóloga Simone Cristina Ocampo Veiga. 9:30 Intervalo 10:00 Palestra: Reações e Enfrentamento do indivíduo diante das enfermidades. Ministrante: psicóloga Geórgia Borges 13:30 - MiniID_CURSO 04 – Transtorno de humor na abordagem cognitiva comportamental. Ministrante: psicóloga Sandra Armôa. 13:30 - MiniID_CURSO 05 - O tratamento das dependências químicas: cuidado, contenção e disciplina. Ministrante: psicóloga Juliana Simczak Treuherz 19:00 - Palestra Trânsito e comportamento Humano. Ministrante: psicóloga Sandra Armôa. 21h00 Apresentação Cultural * Os miniID_CURSOs têm duração de 4 DATA_HORAs-aula. / A inscrição em miniID_CURSOs é vinculada à inscrição na Jornada Acadêmica. / Valores: estudantes: R$ 20,00 - profissionais: R$ 25,00 - miniID_CURSO: R$15,00.