Comunicação colaborativa abre a Semana de Jornalismo e Publicidade da UNIGRAN.

Em palestra e mesa-redonda, Marcelo Botta falou sobre as novas exigências da mídia, que atendem mais aos interesses do público.
A assistência produz os seus próprios programas. Esse é o ideal de um veículo de comunicação democrático, que a televisão aberta ainda não alcançou, apesar de toda a sofisticação tecnológica e qualidade de produção. Quem sabe, a TV digital consiga. Hoje, os programas de entretenimento, cultura e os noticiários são produzidos segundo a visão e interesses de editores e produtores. Nesse modelo, conforme os críticos, a comunicação é uma via de mão única e o espectador, um consumidor, ao invés de sujeito de um processo de interação social. Para o publicitário Marcelo Botta, gerente de conteúdo do “Fiz TV” – novidade da Editora Abril, na área de comunicação colaborativa –, a geração atual tem nas mãos as ferramentas que faltaram às anteriores para resolver o problema da interatividade. Botta abriu a Semana Integrada de Comunicação Social da UNIGRAN, nesta segunda-feira, com a palestra “Comunicação Colaborativa”, dizendo que a internet, o computador e outros reID_CURSOs permitem produzir e divulgar um conteúdo com certa facilidade. A questão é fazer isso com responsabilidade. “Qual é a grande marca desta geração?”, indagou o convidado, mostrando o laptop e a imagem projetada do site www.fiztv.com.br. Ele comentou que a linguagem e o visual da Internet já influenciam comportamentos e outras formas de mídia. “É uma mudança muito grande, e o que vai ser feito disso só depende da gente (...) gente com responsabilidade, com bons interesses para trabalhar isso da melhor maneira possível, porque, no fundo, estamos falando do homem: comunicação é feita para gente”, definiu Marcelo Botta. Ele diz que a TV, de alguma forma, também educa as pessoas. Na internet, as pessoas comuns também podem interferir nesse processo. “Acho que você pode educar as pessoas e também ser educado”, disse o publicitário. Ele argumenta que, em comunicação, uma produção é uma interferência que se faz na sociedade, em direção da mudança. Mas para ela acontecer, é preciso inovar. Em relação ao Projeto “Fiz TV”, Marcelo falou das diferenças em relação ao “You Tube”, por exemplo, no qual as pessoas também podem postar vídeos. Enquanto que naquele são computadores que gerenciam a adição dos conteúdos, que na maior parte são puramente cópias de trabalhos já existentes, no site da Editora Abril são pessoas que fazem a seleção, com base no critério de autoria. Os vídeos têm que ser de produção própria e original. Os trabalhos podem inclusive serem remunerados. Semana Acadêmica A Semana Integrada de Comunicação da UNIGRAN congrega a “IV Semana de Jornalismo”, “IV Semana de Publicidade” e o “II Colóquio de Comunicação”, que oferecem aos estudantes e profissionais workshops, palestras e exposições até o próximo sábado (10). A Semana foi aberta pela reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, e pelo coordenador dos ID_CURSOs de Jornalismo, Publicidade e Marketing, e Produção Publicitária, Bruno Barreto. (JR)