Oficiais do Exército fazem visita de estudos à UNIGRAN.

Alunos de mestrado Ciências Militares se admiraram com pesquisas da Instituição com biocombustíveis.
Com o propósito de conhecer detalhes das pesquisas sobre biodiesel, desenvolvidas pela UNIGRAN, um grupo de 38 oficiais do Exército, alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, do Rio de Janeiro, visitou a UNIGRAN nesta quarta-feira. Segundo informou o chefe da comitiva, coronel Djalma Alves Cabral Filho, os oficiais estão em conclusão de mestrado em Ciências Militares e já percorreram boa parte do país, com a finalidade de complementar os estudos em diversas áreas de interesse militar. “O Exército está interessado em novos ID_TIPOs de tecnologias e estudos, inclusive, em combustíveis alternativos e ficamos entusiasmados de ver pesquisas referentes a combustíveis sendo bem-feitas na cidade de Dourados”, elogiou o coronel. Os visitantes foram recebidos pelo professor Domingos Venturini. Ele explicou que o projeto da UNIGRAN se diferencia de outros que são realizados no país por focar a criação de equipamentos compactos e de baixo custo de instalação. “Nós mostramos aos militares todos os pontos positivos e negativos constatados na produção desse ID_TIPO de combustível”, disse Venturini. A UNIGRAN desenvolve pesquisas com biocombustíveis produzidos a partir de óleos vegetais faz cinco anos. Inicialmente, a matéria-prima básica foi o girassol, cujos estudos e experimentos comprovaram a sua viabilidade técnica para produzir biodiesel de alta qualidade. Atualmente, as pesquisas se voltam para os efeitos no ambiente, dos resíduos da produção de biodiesel, e para outras fontes de óleo, como o pinhão-manso e a mamona, como o objetivo de determinar uma matriz energética economicamente viável de biodiesel. (AV)