Acadêmicos de Administração de Agronegócios têm aula de campo em fazenda-empresa.

Os acadêmicos do 1º ano de Administração de Agronegócios da UNIGRAN tiveram, no dia 20, aula prática na Fazenda Caícora, localizada a 32 quilômetros da cidade de Maracaju, na direção de Jardim. A fazenda, do médico e produtor rural Eduardo Marcondes, é administrada como empresa rural de produção diversificada. Bovinos, criados em sistema de confinamento, avestruzes, soja, aveia e cana-de-açúcar são as fontes de receita. A fazenda está investindo também no plantio de eucaliptos. Segundo o professor de Agronegócios José Ciro Teixeira, as aulas práticas, em diversas empresas agropecuárias, são de grande importância para os acadêmicos. “Nesta oportunidade, os alunos ficam conhecendo as áreas funcionais de uma empresa rural, em seus aspectos físicos, humanos, financeiros e mercadológicos”, afirmou. Ele disse ainda que a atividade desperta o potencial transformador no aluno, para quando se deparar com situações decisórias, ele tenha uma base para decidir. De acordo com o professor, a complexidade de segmentos do mercado agropecuário traz a necessidade de compreensão de tudo que é relacionado ao agronegócio. “Diante da falta de uma política agrícola nacional, uma agenda exeqüível, de médio e longo prazos, que dê perspectivas seguras de ganhos para o produtor, e a diversificação na propriedade rural são os caminhos para superar crises”, afirmou. Para o proprietário da fazenda, os alunos estão no caminho correto, em sua formação profissional. “O agronegócio é o responsável pela maior parte do PIB nacional, e a cada dia aparecem novos empreendedores, responsáveis pela geração de milhões de empregos diretos e indiretos”, falou.