Projeto “UNIGRAN em Ação” movimentou o Parque Antenor Martins.

Crianças e adultos encontraram lazer, informação e serviços variados no projeto integrado de extensão, realizado para o público, sábado.
Dia claro e muito calor humano. No aniversário de 31 anos da UNIGRAN, mais de quinhentos acadêmicos e professores dedicaram o sábado (27), ao atendimento à comunidade de Dourados, em dezenas de atividades de extensão que foram colocadas à disposição do público o dia todo, no Parque Antenor Martins. O projeto “UNIGRAN em Ação” foi aberto pelo vice-governador Murilo Zauith, presidente honorário da UNIGRAN, em solenidade que reuniu as principais autoridades acadêmicas da Instituição e convidados. Murilo fez um disID_CURSO motivador, destacando a presença da UNIGRAN na comunidade desde a sua fundação. A UNIGRAN é a instituição que mais desenvolve projetos de extensão, em Mato Grosso do Sul. Zauith falou da importância desses projetos na formação dos acadêmicos. “Nós queremos dar não só o diploma, preparar para uma profissão”, disse ele, destacando em entrevista que um diploma de ID_CURSO superior não é bem exclusivo de quem o detém, “o diploma não é só seu e da sua família, ele tem que ser dividido com toda a sociedade; então, a ação social é um modo de o acadêmico ter interatividade com a comunidade, conhecer as pessoas da sua cidade, saberem como elas vivem”, falou. A formanda de Psicologia Silvania Leite Fernandes faz um resumo correto das propostas do dia da Ação Social, que procura dar visibilidade aos inúmeros projetos que são realizados em cada ID_CURSO e nos núcleos de extensão e estágio da UNIGRAN, o ano inteiro. “Eu acho que é uma coisa excelente, porque, ela [ação social] está voltada para várias atividades e alcança as pessoas que, de uma maneira ou de outra, não podem estar indo até o local [núcleo]”, disse a acadêmica. ATIVIDADES Orientados por professores, os estudantes da Instituição usaram os conhecimentos de sua área para divertir as crianças, esclarecer dúvidas, prestar assessoria e proporcionar bem-estar às pessoas. Os estandes dos ID_CURSOs da saúde foram muito procurados o tempo todo. Na parte de Psicologia, o trabalho foi concentrado no diagnóstico preliminar de eventuais problemas de aprendizagem em crianças. Só que elas nem percebem, pois, para a criança, a avaliação é pura brincadeira. “Com isso, a gente acaba divulgando o Núcleo de Psicologia”, disse a coordenadora do ID_CURSO, Aletéia Ferruzzi, ressaltando que o Núcleo oferece diversos programas de atendimento gratuitamente, “aquele que nos procura, sempre é atendido”. Também as atividades lúdicas e esportivas divertiram a criançada, nos ID_CURSOs da Faculdade de Educação. Para o público adulto, satisfação mesmo foram os exercícios de alongamento e a avaliação postural, feitos pelo pessoal da Clínica de Fisioterapia da Instituição, e a massagem especial de 15 minutos – a quick massage – oferecida por acadêmicas do ID_CURSO de Estética e Cosmetologia, que também deram um jeito no cabelo de muitos jovens e orientaram sobre o uso de filtro solar. Antes das onze DATA_HORAs da manhã, mais de duzentas pessoas já haviam sido atendidas nesses dois ID_CURSOs. No estande de Biomedicina, a grande procura foi por um exame de sangue rápido, que detecta estados de anemia. Em casos de anormalidade, o exame é refeito e a pessoa é orientada a procurar atendimento médico. Felizmente, em dezenas de exames realizados, a situação encontrada foi de normalidade, informou a coordenadora do ID_CURSO, Valdelice Burgos. Ainda nos ID_CURSOs da saúde, alunos de Enfermagem orientaram jovens e adultos sobre o uso de preservativos e como evitar as doenças sexualmente transmissíveis. As equipes do ID_CURSO de Nutrição explicaram sobre o aproveitamento integral dos alimentos, e as de Farmácia deram orientações sobre medicamentos e distribuíram filtro solar manipulados na Farmácia Escola da UNIGRAN. Também perto das crianças, os acadêmicos de Odontologia mostraram como escovar os dentes corretamente. A Ação Social contou ainda com acadêmicos de Jornalismo e Publicidade, que editaram jornais murais produzidos pelos visitantes, de Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social, que auxiliaram as pessoas a fazer a declaração anual de isento do imposto de renda e prestaram consultoria jurídica, e de Ciência da Computação, que chamaram a atenção do público com os equipamentos usados nas aulas de robótica. O Projeto UNIGRAN em Ação é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN, e promovido como parte das comemorações nacionais da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”. (BD – JR)