Mini-ID_CURSO aborda Uroanálise na Semana de Biomedicina.

Prof. Wesley Borges diz que várias doenças podem ser evitadas por meio de exame de urina.
Além de palestras e apresentações de trabalhos, a programação da “V Semana de Acadêmica de Biomedicina”, evento da UNIGRAN, aberto nesta quarta-feira, 24, também ofereceu o mini-ID_CURSO ‘Qualidade de Rotina na Uroanálise’, que foi ministrado pelo biomédico e professor Wesley Souza Borges. Dividido em dois momentos, na primeira parte, realizada ontem, os acadêmicos viram em teoria os aspectos de controle e qualidade dentro dos laboratórios, da coleta de urina e as formas corretas de proceder ao exame laboratorial. A segunda parte foi hoje de tarde, e toda a teoria foi posta em prática, na realização de exames físicos e químicos de urina. “São registradas mais de 40 mil mortes por ano em decorrência de problemas renais. Se o exame de urina for bem realizado, nós podemos prevenir de forma precoce esse e outros problemas”, disse Borges. Segundo o professor, para se fazer um bom procedimento em urinálise deve-se cumprir as normas e as técnicas rigorosamente, e uma delas é a de analisar o material coletado em, no máximo, uma DATA_HORA após a coleta. Outras doenças que podem ser detectadas por meio de exames de urina são: cirrose, nefrite, síndromes metabólicas, cistite e hepatite, entre outros. “Se em um exame for detectada qualquer doença é necessário fazer novos exames confirmatórios em toda avaliação laboratorial”, lembra o professor, dizendo da responsabilidade que tem o biomédico. (AV)