Primeira mulher a lecionar Direito em MS retorna à UNIGRAN para lançar livro.

Profª. Dagma Paulino foi recebida com alegria na Instituição, para lançar o Manual Temático de Direito, sexta-feira.
Primeira mulher a assumir a gerência de um banco, em Mato Grosso do Sul, primeira juíza de Dourados, primeira desembargadora do Tribunal de Justiça e primeira professora de Direito do Estado, quando lecionou na UNIGRAN, no início da década de 1980. Atualmente, Dagma Paulino dos Reis se dedica à carreira de escritora e lançou, na UNIGRAN, sexta-feira (19), a quinta edição do “Manual Temático de Direito”, obra de 1.720 páginas, publicada pela Editora Del Rey, que sucede o Dicionário Jurisprudencial, iniciado pela autora em 1974. O livro resulta do trabalho de pesquisa que começou juntamente com a carreira de magistrada, e que se tornou uma das principais referências para consultas sobre temas do Direito Constitucional, Direito e Processo Civil, Direito Administrativo, Direito do Consumidor, juizados especiais, elucidando questões de doutrina, legislação e jurisprudência, por meio de notas de sua própria autoria e de outros juristas. A nova edição é atualizada com questões da “Reforma Processual do Direito Civil”. “O livro traz minha experiência de mais de 20 anos na Magistratura, mais a carreira de professora, a vivência prática, também na advocacia e, agora, estou tratando também da reforma processual”, disse Dagma Paulino, comentando a evolução havida no Direito, nos últimos anos, “o Direito está se aperfeiçoando, está saindo do dogmatismo, do conceitualismo, para uma nova era, a do Direito eficiente; só está faltando maior estrutura para o Poder Judiciário aplicá-lo, porque a lei está excelente”, disse a convidada. Antecedendo aos autógrafos, a ex-professora da UNIGRAN ministrou uma aula solene sobre o Direito Processual, com enfoque na formalidade exigida nesse ramo do Direito. A palestra foi aberta em solenidade presidida pela diretora da Faculdade de Direito da Instituição, Noemi Ferrigolo, com a presença de personalidades ilustres à mesa de honra e na assistência, que representaram o Fórum de Dourados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Exército, a Polícia Militar, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), além do Diretório Acadêmico e o corpo docente de Direito da UNIGRAN. A reitora, Rosa Maria D’Amato De Déa, e o presidente honorário da UNIGRAN e vice-governador do Estado, Murilo Zauith, cumprimentaram especialmente a autora, pela carreira brilhante que teve, lembrando de seu pioneirismo, como juíza e no magistério jurídico de Mato Grosso do Sul, que encorajou outras mulheres a trilharem caminhos parecidos. “Gostaria de agradecer você, por ter voltado, e lançar essa obra aqui, isso nos orgulha muito”, disse o Murilo Zauith. (JR)