Acadêmicas de Psicologia elaboram cartilha sobre insuficiência renal.

Profª. Elizete Comerlato (sentada, esq.), com as autoras Poliana, Daniele, Luciana e Priscila da cartilha com informações para pacientes renais.
Quatro acadêmicas da UNIGRAN, do 5º ano de Psicologia, elaboraram a cartilha “Informações Básicas sobre Insuficiência Renal Crônica”, que deve ser lançada ainda neste mês. A publicação tem apoio da Unimed e é resultado de observações feitas pelas autoras – Daniele Baggio Silva, Poliana Lupinetti Moreno, Luciana Regina Prado Garcia Mariano e Priscila Pesqueira de Souza – durante o estágio “Assistência Psicológica aos Renais Crônicos” que desenvolvem na Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados e Região (Renasul). O estágio é realizado por meio de convênio da Renasul com a UNIGRAN, e é supervisionado pelo médico Antônio Pedro Lucas Bittencourt e pela psicóloga Elizete Comerlato, professora orientadora do grupo. Com base nesse trabalho, as alunas produziram também um folheto explicativo sobre “Insuficiência Renal Crônica”, que foi distribuído à população, no Programa de Medicina Preventiva “Bem-Viver”, promovido pela Unimed, no Parque dos Ipês, mês passado. A orientadora explicou que a atividade objetiva a prevenção da insuficiência renal crônica, incentivar a adesão ao tratamento pós-transplante e promover a qualidade de vida do paciente. “Elas [estagiárias] fazem desde o psicodiagnóstico, a avaliação antes da intervenção cirúrgica, o acompanhamento pós-transplante, até o aconselhamento psicológico”, disse a professora Elizete, acrescentando que a adesão inadequada ao tratamento pode ocasionar a perda do rim. De acordo com Luciana Regina Prado Garcia Mariano, a cartilha surgiu da constatação de falta de informações essenciais aos pacientes renais sobre a sua doença. “O renal crônico é um paciente complicado, por tudo que ele passa, tanto em nível biológico quanto psicológico [e] nós percebemos que conseguimos ajudar de alguma forma”, declarou. Software – O Departamento de Informática da UNIGRAN (DI) também está dando a sua contribuição. O coordenador do DI, Adriano Câmara, desenvolveu um programa de estatística básica, que facilita o controle sobre o tratamento dos pacientes. O software será útil para toda a equipe da Renasul, no cadastramento de informações dos pacientes renais crônicos como, por exemplo, o histórico de doença dos pais. (BD) Serviço – Informações sobre a Renasul, “Casa Abrigo”, podem ser obtidas pelo telefone (67) 3423-5716; sobre a “Clínica do Rim”, pelo número 3423-1002, e no “Hospital Universitário”, 9938-5636.