Acadêmicos de Fisioterapia fazem estágio de prevenção de acidentes domésticos em dois bairros.

Crianças junto à cerca de arame farpado – alunos pesquisaram fatores de risco e informaram os pais sobre cuidados para se evitar acidentes em casa.
Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos de acidentes domésticos com crianças, alunos da UNIGRAN, do 8º semestre de Fisioterapia, desenvolveram uma atividade de estágio supervisionado em “Atenção Primária à Saúde”, nos bairros Cachoeirinha e Izidro Pedroso, em Dourados, nos meses de agosto e setembro. A atividade foi orientada pelas professoras Joici Antoniazzo Ribeiro e Thaís Duarte Felice, e o relatório foi fechado neste mês. Os estudantes visitaram 68 residências em que vivem crianças de 0 a 12 anos de idade. Em todas as moradias avaliadas, foram encontrados fatores de risco para acidentes domésticos, como por exemplo, móveis com cantos vivos, produtos de limpeza ao alcance das crianças, presença de animais peçonhentos e plantas tóxicas no quintal, e terrenos com entulhos, entre outros. Feitas as constatações, os estagiários elaboraram instruções específicas e panfleto explicativo sobre como reduzir os fatores de riscos. Os panfletos foram entregues aos responsáveis pelas crianças. “Todos os pais entrevistados relataram que seus filhos já sofreram acidentes domésticos e levar orientações a essas pessoas pode fazer uma grande diferença e evitar maiores problemas”, disse o acadêmico Jacques Denis Amarilha, um dos estudantes que participaram do projeto. Entre os acidentes mais citados foram quedas, queimaduras, ingestão de corpos estranhos, ferimentos cortantes e mordidas de animais. Segundo a coordenadora de Estágios, a fisioterapeuta Ângela Cristina de Lima, no estágio em atenção primária à saúde, os estudantes se envolvem diretamente com a comunidade. “Eles identificam um problema, elaboram e colocam em prática ações que contribuam para solucioná-lo. Sem dúvida, o estagiário do ID_CURSO de fisioterapia da UNIGRAN tem um diferencial, que é a prática na área de prevenção em saúde”, disse ela. Ângela também destacou que o fisioterapeuta atua em todos os níveis de atenção a saúde e o estágio em atenção primária faz parte das diretrizes curriculares do ID_CURSO de Fisioterapia. (AV)