FENAJ define prioridades para os próximos três anos.

A maior divulgação do Código de Ética do Jornalista Brasileiro é uma das medidas definidas em seminário ocorrido em Brasília.
Com a participação de 41 jornalistas, entre diretores e membros da Comissão Nacional de Ética, foi realizado em Brasília, de 12 a 14 de outubro, o seminário de planejamento estratégico das atividades da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) para os próximos três anos. O programa concentra-se em quatro grandes eixos. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran), Luís Carlos Luciano, esteve presente no evento. A ampliação das lutas pela democratização da comunicação e pela regulamentação e formação profissional, juntamente com planos de combate à precarização das relações de trabalho e ao desemprego na área de comunicação e com ações de aprimoramento das relações da FENAJ com seus 31 Sindicatos de Jornalistas filiados – especialmente quanto às campanhas salariais – foram as questões centrais planejadas. Também foram definidas ações complementares dos 8 departamentos e das 7 vice-presidências regionais da Federação. “Todas as definições foram tomadas por consenso num coletivo que reuniu 41 dirigentes, sendo grande parte deles presidentes de Sindicatos”, registrou o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, que espera que este grau de unidade política dos diretores se reflita no dia-a-dia das lutas dos jornalistas. Ele informou que o resultado do planejamento será revisado dentro de um ano. Ação afirmativa Outro destaque do planejamento apontado por Sérgio Murillo foi a linha geral de atuação definida pelos integrantes da Comissão Nacional de Ética. “A Comissão definiu que não ficará passiva, atuando apenas quando houver o ingresso de algum processo de desvio ético”, disse. A Comissão tomará a iniciativa de divulgar o Código de Ética do Jornalista Brasileiro - atualizado em Congresso Nacional extraordinário realizado em agosto, em Vitória – na categoria e na sociedade, com a produção de materiais e promoção de ciclos de debates sobre a ética no Jornalismo.