Caravana da Matemática anima e ensina crianças de Itahum.

Corrida das equações: com inúmeras atividades lúdicas, acadêmicos da UNIGRAN desmistificaram a Matemática, com alunos de escola de Itahum.
A Coordenação do ID_CURSO de Matemática da UNIGRAN realizou, no sábado (8), mais uma edição do Projeto “Caravana da Matemática”. A gincana, geralmente organizada em uma escola urbana de Dourados, desta vez aconteceu no distrito rural de Itahum, na Escola Estadual “Antônio Vicente Azambuja”. Participaram do evento, trinta e oito acadêmicos do ID_CURSO, que formaram quatro equipes entre os alunos da 6ª Série e do 3º ano do Ensino Médio. Os participantes se divertiram e conheceram uma outra Matemática, nos jogos passa-ou-repassa, na corrida das contas básicas, prova de boliche, dama, Torre de Hanói e nervos de aço, e também em várias brincadeiras, como a paródia musical, apresentação do livro mais antigo de matemática, adivinhação – quem descobre a quantidade de sementes de uma abóbora? Houve ainda desfile de candidatos a “Miss e Mister Caravana 2007”, grito de guerra e eleição da torcida mais animada. Segundo o coordenador do projeto, professor Eleandro Aparecido Miqueletti, o objetivo da gincana foi aproximar os alunos da Matemática, para melhor se familiarizarem com a matéria. “Você pode perceber a Matemática de uma outra forma: ela pode também ser divertida, não só aquela Matemática que reprova na sala de aula”, afirmou. Ele considera que houve grande participação dos alunos durantes as atividades. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO de Matemática, professora Vera Fátima de Almeida, a importância do projeto está na possibilidade de praticar a teoria aprendida em sala de aula, pois os acadêmicos são futuros professores do Ensino Médio e Ensino Fundamental. “E, também, incentivar a Matemática nos alunos, desmistificar que ela seja o “bicho de sete cabeças” que muitos pensam”, declarou. Conforme a diretora da Escola Vicente Azambuja, professora Maria José Lins, a gincana estimula o raciocínio e requer atenção e socialização. “Encarar a Matemática de uma outra forma, lúdica, com brincadeiras, facilita aprendizagem”, disse. Para a acadêmica do 2º ano do ID_CURSO, Jaqueline Rodrigues Micheas, que liderou a equipe vencedora, houve uma interação muito positiva dos acadêmicos com os alunos. “Nós fomos muito bem recebidos pelos alunos, professores, coordenadores, e também viemos bastante animados”, falou ela. Integrante da mesma equipe, Ellen Pusch, aluna do 2º ano do Ensino Médio da escola anfitriã, disse que a gincana ao mesmo tempo diverte e ensina. “Nós passamos a não ver mais a Matemática apenas como uma matéria chata, de número e conta, mas de uma forma envolvente”, comentou ela. (BD)