Três temas foram destacados na XIX Semana Pedagógica da UNIGRAN.

Semana acadêmica teve mesas-redondas, seminários e oficinas sobre educação e ludicidade.
Neste ano, a Semana Pedagógica da UNIGRAN, encerrada na quarta-feira (10), foi desenvolvida em três eixos: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ludicidade, com focos na motivação e no aperfeiçoamento do professor da Educação Infantil, e na pesquisa em educação. Acadêmicos de Pedagogia e de outros ID_CURSOs da Faculdade de Educação apresentaram diversos trabalhos de iniciação científica, pautados na responsabilidade social. A Semana foi marcada também pela instalação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (FEJA), em Dourados. O evento foi aberto com o seminário “Vida, morte, vida de Paulo Freire”, ministrado pela pró-reitora de ensino e extensão, Terezinha Bazé de Lima, em alusão aos 10 anos da morte do maior pensador da educação brasileira e admirado no mundo todo. Foi apresentado um vídeo em homenagem a Paulo Freire, chamado “10 Anos de Saudade”. Na seqüência, a estudante Aline Maria Fraga Sales de Barros, do 3º ano de Educação Física, fez a leitura da resenha “Pedagogia da Autonomia”, trabalho inspirado em uma das obras mais estudadas de Paulo Freire. Freira voltou o ser homenageado na terça-feira, na palestra do professor Antônio Lino Rodrigues de Sá, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O convidado falou da contribuição de Paulo Freire à educação de jovens e adultos no Brasil. Segundo ele, Freire não foi só um teórico da alfabetização popular e de jovens e adultos, mas foi também “um teórico de qualquer proposta didática e pedagógica, no ensino regular, na educação de campo, nos assentamentos e em qualquer outro lugar”. Antônio de Sá é mestre em Filosofia da Educação e atua na educação com ênfases na inclusão e integração sociais, educação especial, e educação de jovens e adultos. (BD)