Acadêmicos da UNIGRAN conhecem plantação de arroz, no Pantanal.

Alunos de Tecnologia em Agronomia tiveram aula de campo em fazenda considerada modelo de produção no Centro-Oeste.
Na lavoura de 4.300 hectares, também vivem o tuiuiú, o jacaré e a capivara, entre tantos outros bichos do Pantanal sul-mato-grossense. Alunos do quarto semestre de Tecnologia em Agronomia da UNIGRAN conheceram de perto, nesta segunda-feira, o cultivo de arroz irrigado da Fazenda San Francisco, que fica no município de Miranda, localizado a 420 quilômetros de Dourados. O projeto de arroz irrigado foi implantado na fazenda em 1984. Hoje, de seus 14.252 hectares, trinta por cento da área são designados ao cultivo de arroz. Antes de irem a campo, os estudantes tiveram uma palestra sobre adubação, controle de doenças e de insetos, variedades de arroz e formas de plantio, com o administrador da propriedade, Valmoré dos Santos. O administrador explicou que o preparo do solo começa, geralmente, em abril. Santos disse que a época recomendada ao plantio do arroz, naquela região, vai de 1 de julho a 30 de setembro, período de seca. A colheita é feita aproximadamente 120 após a emergência das plantas. A propriedade tem parcerias com destacadas instituições de pesquisa, como a Embrapa, e é conhecida como exemplo de produção. “A San Francisco está sendo considerada uma das maiores produtoras de arroz irrigado do Centro-Oeste, e representa uma das maiores tecnologias em instalação dessa cultura”, disse Karlla Barbosa Godoy, professora da turma e coordenadora do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN. A aula de campo, em um ambiente exótico e ao mesmo tempo de alta tecnologia agregou mais conhecimento aos alunos, na opinião do professor Wilson Finamore, da disciplina Grandes Culturas II. Já o acadêmico Wagner Kernaunar, que trabalha com plantação de arroz há 15 anos, em Fátima do Sul, falou que visitas assim são muito positivas. “É importante conhecer outras plantações, porque sempre acabamos aprendendo algo a mais para aprimorar nosso trabalho”, disse ele. (AV)