Workshop enriquece disciplina do ID_CURSO de Tecnologia em Agronomia.

Agrônomo da BASF explicou sobre aplicação de produtos e defensivos agrícolas, em ID_CURSO na Casa da Agronomia.
O ID_CURSO de Tecnologia em Agronomia promoveu, sábado, na Casa da Agronomia da UNIGRAN, no Parque de Exposições, o “I Workshop de Tecnologia de Aplicação de Defensivos”. O evento contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Ziegfried Baumann, que fez palestra sobre defensivos, formas de aplicação, biossegurança e finalidade dos diferentes produtos. Toda a turma de segundo ano participou da oficina. A aplicação de defensivos agrícolas exige técnica e consciência dos riscos que os chamados produtos fitossanitários podem causar à saúde humana e ao ambiente, em caso de má utilização. O palestrante trabalha na divulgação desses produtos, ensinando aos agricultores e seus funcionários cuidados que devem ter no manuseio de herbicidas, inseticidas e fungicidas que são utilizados nas lavouras. Ele explicou que a preocupação do aplicador deve levar em conta não só questões de eficiência do produto – como cálculos de dosagem, condições do tempo e alvo da pulverização, por exemplo – mas também a proteção da saúde individual e do meio ambiente, como um todo. “A gente deve procurar trabalhar dentro de um sistema em que se tenha o equilíbrio: o melhor resultado com os menores impactos negativos possíveis”, disse. Baumann comentou ainda que os alunos de hoje, amanhã, serão profissionais responsáveis por fazer indicações e recomendações aos agricultores. Por isso, dá grande importância aos treinamentos práticos. “Essa idéia de trazer o pessoal para a prática é muito interessante, porque o aluno consegue visualizar aquilo que muitas vezes em sala de aula não tem oportunidade de ver”, falou. A professora Karlla Barbosa Godoy explicou que o evento foi planejado justamente para enriquecer o currículo da disciplina de Entomologia Agrícola com atividades práticas. “A intenção foi mostrar aos alunos a prática da aplicação de defensivos agrícolas, que a gente vê em sala de aula, por meio de demonstrações de equipamentos de última geração, para tratamentos de sementes e pulverização agrícola”, disse. O workshop foi apoiado pelo Sindicado Rural de Dourados, Grupo de Plantio Direto na Palha e pelas empresas BASF, Dow AgroScience, Sygenta, Bayer, Via Campos, Matra Tratores, Rural Center e PAI (Produtos Agropecuários Inteligentes). (AV – JR)