Mulheres indígenas ganham ID_CURSO de conserva de alimentos, no NAM Bororó.

Professora do Senar Maria Cristina (3ª esq.) e alunas exibem produtos que fizeram nos três dias de ID_CURSO, realizado Núcleo de UNIGRAN.
Com o objetivo de levar conhecimentos sobre conservação de produtos de hortas e pomares da região, a agência estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e a “Amigo do Índio”, realizaram um ID_CURSO profissionalizante de três dias, para mulheres indígenas, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Aldeia Bororó. “Por trabalhar com matérias-primas produzidas na própria Aldeia, essa atividade torna-se economicamente viável e, além de evitar o desperdício de frutas e hortaliças, esses trabalhos podem gerar uma renda extra às famílias”, explica a educadora Maria Cristina Sartori Lhopis, do Senar. Maria Cristina destaca ainda que, utilizando-se técnicas simples, é possível aproveitar os alimentos de forma integral. É o caso da laranja, da qual se aproveita até a casca, que se torna cristalizada, por meio de um processo de conservação com o uso de açúcar. No ID_CURSO, também são ensinadas maneiras de se preparar doces variados com a goiaba, a guavira, a abóbora, a laranja do mato, entre outras frutas. “Aprendi muita coisa neste ID_CURSO. Não vejo a DATA_HORA de começar a produzir minhas próprias conservas e a vender para ajudar na despesa de casa”, disse a dona de casa Luciene Souza Silva, uma das 13 alunas que terminaram o ID_CURSO. Segundo a diretora administrativa da “AmI”, Lílian Brandão, esse é o primeiro ID_CURSO profissionalizante promovido pela organização, na Aldeia Bororó, e foi muito bem aceito pela comunidade. Ela disse que outros ID_CURSOs já foram solicitados, como o de elaboração de produtos de limpeza e de preparo de alimentos derivados da mandioca. Parceira da UNIGRAN em dezenas de ações na comunidade indígena de Dourados, a “Amigo do Índio” é uma organização da sociedade civil de interesse público, cuja finalidade é a promoção da qualidade de vida do índio. (AV)