Coordenadora de Nutrição participa do Pró-Funcionário, na Reserva Indígena.

Merendeiras das escolas das Aldeias Bororó e Jaguapiru ganharam novas receitas, durante o encontro realizado na Escola Francisco Ibiapina, dia 29.
Em novo encontro do ID_CURSO técnico de capacitação de merendeiras que atuam em escolas municipais e estaduais de Dourados, a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, Miriam Pereira Soares, acompanhou as cursistas nas atividades realizadas na Aldeia Jaguapirú, sábado passado, na Escola “Francisco Ibiapina”, onde elas apresentaram suas pesquisas sobre os alimentos mais consumidos pelos indígenas. Merendeiras das escolas que ficam nas Aldeias Jaguapirú e Bororó receberam receitas de comidas que têm a mandioca, o milho e seus derivados como ingredientes e que podem ser utilizadas para diversificar a alimentação das crianças. Segundo Miriam Pereira, os participantes puderam degustar bolos, sorvete, biscoitos de polvilho e guisado feitos com mandioca, bolo de fubá e pipoca, e até suco de banana nanica. Todas essas preparações foram feitas pelas alunas do ID_CURSO. “Foi muito proveitoso e pude aprender várias preparações novas, utilizando esses alimentos tão comuns nas nossas mesas. É a herança que temos dos nossos primeiros habitantes, momento em que podemos perceber a forte influência da cultura indígena na nossa alimentação”, disse a coordenadora de Nutrição. A capacitação das merendeiras é desenvolvida dentro do Projeto “Pró-Funcionário”, do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, e a Universidade de Brasília (UnB), que produziu os materiais didáticos do ID_CURSO. A UNIGRAN apóia o projeto, cedendo seus professores para atuar como facilitadores no aprendizado dos conteúdos do ID_CURSO. Os temas do projeto são Multimeios Didáticos, Infra-Estrutura e Meio-Ambiente e Gestão, e Alimentação Escolar.