"Cultura é dependente do meio-ambiente", diz professora, na abertura da UNIARTE.

Representando a reitora, Rosa De Déa, a professora Terezinha Bazé abriu ontem a XXIII UNIARTE.
O que será do mundo se as coisas continuarem assim? O ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN propõe uma reflexão em torno dessa pergunta, na UNIARTE 2007. Aberta ao público nos três períodos, durante esta semana, a mais tradicional exposição de artes do Estado traz dezenas trabalhos individuais e instalações inspiradas em temas da natureza e na depredação dos rios e matas de Mato Grosso do Sul. A exposição foi aberta ontem, com show do Grupo Chalana de Prata, no Ginásio da UNIGRAN. Falando do assoreamento dos rios do Estado, o músico Paulo Simões, disse que “se não houvesse o Rio Paraguai, não haveria a Chalana”. A composição de Mário Zan e Arlindo Pinto tornou-se um clássico do cancioneiro nacional, e a citação de Simões é uma referência explícita entre meio natural do homem e a sua produção cultural. Já na abertura solene da XXIII UNIARTE – intitulada “Terraguarte: arte contemporânea e meio-ambiente” –, a pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, falou dessa relação. “Nós sabemos que a cultura, em todas as suas formas de expressão, precisa de todos os reID_CURSOs naturais para sobreviver então, a UNIARTE vem com este tema, visando a chamar a atenção para a importância de se promover a conscientização, discutir comportamentos [e] atitudes, sejam individuais, sejam coletivas e em qualquer espaço que ocupemos”, falou a professora. A pró-reitora ressaltou que a educação pode contribuir com a saúde do planeta por meio da compreensão acerca das conseqüências dos atos de cada um no meio ambiente. Para ela, a UNIARTE é um exemplo desse trabalho educacional. “Estão de parabéns os nossos professores, os nossos alunos e todos os artistas convidados, a UNIGRAN está linda em todos os nossos espaços”, disse a professora Bazé. Entre as autoridades presentes, a cerimônia de abertura da XXIII UNIARTE foi prestigiada pela presidente de Mantenedora da Instituição, Cecília Zauith, pela pró-reitora da UFGD, Rita de Cássia Limberti, pela coordenadora de Artes Visuais, Cláudia Olle, e professores e coordenadores de diversos ID_CURSOs da UNIGRAN. A programação completa do evento está disponível á página www.unigran.br/uniarte. (JR)