Alunos da UNIGRAN discutem direcionamento da Educação Física em Seminário.

Professores Carlos Muchão, Terezinha Bazé, Luiz Antonio Stopa e Jorge Eto debateram proposição do MEC com os acadêmicos do ID_CURSO.
Os acadêmicos do 3º ano diurno da UNIGRAN promoveram, nesta quinta-feira, o “III Seminário Interno de Educação Física”, no Anfiteatro do Bloco I da Instituição. O evento teve como tema o “Perfil Profissional da Educação Física: Bacharelado ou Licenciatura”, e foi desenvolvido como atividade da disciplina de Didática Geral, sob orientação da professora Terezinha Bazé de Lima, pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição. Segundo o coordenador do ID_CURSO de Educação Física, Carlos Muchão Castilho, que abriu o seminário, o Ministério da Educação resolveu direcionar as formações profissionais. “Agora, o licenciado pode atuar somente na escola, enquanto que os bacharéis, em outras áreas”, afirmou. O evento teve como convidado de honra o professor Jorge Eto, mestre em Educação Física, que falou sobre o tema “Projeto Político Pedagógico: um estudo do ID_CURSO de Educação Física da UCDB (1996-2005)”. Para o palestrante, a comunidade acadêmica deve conhecer melhor o projeto que dá rumos à educação superior no país e possibilita a sua gestão democrática. “Como o documento é pouco conhecido, mas importantíssimo para o direcionamento do ID_CURSO, eu fico bastante preocupado com esta falta de conhecimento em relação a todos os ID_CURSOs no Brasil”, declarou. Mas é em torno da área de atuação profissional que gira a polêmica. Para uns, o grau de licenciado restringiria a atuação dos profissionais apenas às escolas convencionais. Outros entendem que o grau de bacharel abre o campo de atuação profissional às academias e clínicas de esporte. Outra dificuldade formal é situar a profissão como pertencente ao campo da educação ou da saúde. Na prática, o ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN opera com o conceito de que o educador físico é antes e tudo a pessoa que ensina hábitos saúde a crianças e adultos. Também participou da mesa redonda o professor Luiz Antônio Stopa, representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF/MS). “Os acadêmicos precisam se conscientizar da importância do momento que nós estamos vivendo dentro da Educação Física estadual e nacional”, disse. Ele falou também que é preciso a participação de todos em busca de uma Educação Física de qualidade e que valorize profissional da área. Colaboraram com o Seminário o Banco Sicred, a Escola Decisivo-Anglo, a Academia Unnica, a Academia Phisical Center e a Gráfica Criativa. O momento cultural do evento contou com a apresentação musical da dupla “Peu e Nayana”. (BD-JR)