MÍDIA: Artedoor ganha as ruas de Dourados.

Outdoors que estão chamando a atenção dos douradenses fazem parte da XXIII UNIARTE, que começa segunda-feira, na UNIGRAN.
(Douradosagora.com.br – 28/09) Em 13 pontos diferentes da cidade, outdoors mostram um trabalho, no mínimo, intrigante. A exposição de arte intitulada "Os Gatunos" tem chamado a atenção da população pela forma em que a arte foi elaborada. As placas trazem desenhos de gatos humanizados. "Interessante o gatinho no palanque. Acho que é um político, pelo menos tem tudo haver com os políticos que são uns gatunos mesmo", disse o office boy Thiery Alves. "Através de um humor inteligente, a exposição "Os Gatunos" tem o objetivo de refletir a questão social. Fiz o gato político e o que me inspirou foi o episódio de pichação da Câmara de Vereadores, que considerei errado. Mas, isso não muda a minha opinião de que o poder corrompe quase todos os políticos", disse a acadêmico de Artes Visuais, Aline Rocha de Almeida. Além de Aline, outros 40 estudantes participaram do trabalho "Os Gatunos". A mostra faz parte da XXIII UNIARTE, um dos maiores eventos culturais de Dourados. Para o artista plástico e professor Cello Lima, o projeto dá oportunidade dos acadêmicos praticarem o que aprendem na teoria. "Os Gatunos" mostra de forma extraordinária os papéis sociais, os oprimidos e os opressores e este ‘fazer pensar’ é também uma das funções da Arte. Queremos provocar uma reflexão sobre a vida; o cotidiano; a política; o meio ambiente. Nosso objetivo é que em contato com os outdoors, as pessoas pensem sobre que mundo querem construir", explica Lima. Para o professor, o nome "Os Gatunos" não remete apenas à idéia de ‘ladrão’ de coisas, mas, também de sentimentos e de atitudes. "No dicionário gatuno significa larápio. No entanto, o trabalho vai além desse simples conceito. São formas estéticas, comportamentos, perfis que tem alguma semelhança, nas atitudes e no comportamento, com os felinos", afirma ele. Como o tema da XXIII UNIARTE é Terraguarte: arte contemporânea e meio ambiente, os outdoors foram confeccionados com papéis usados como forma de ressaltar a importância da preservação ambiental. Além das ruas centrais de Dourados, os trabalhos também estarão expostos nos bairros da cidade. As inscrições da UNIARTE deste ano encerram-se hoje. Para acadêmicos da UNIGRAN a semana de palestras, Workshop, oficinas e shows culturais custa R$ 20. Estudantes de outras instituições e público em geral pagam R$ 25. O grupo Chalana de Prata abrirá a UNIARTE com show no ginásio da UNIGRAN, às 20h. A entrada é franca.