Acadêmicos iniciam projeto “Horta sem agrotóxicos”, na Apae e Pestalozzi.

Profª. Lovaine e alunos de Agronomia estão desenvolvendo projeto para produção orgânica de legumes e verduras nas duas escolas de educação especial.
Em atividade de extensão coordenada pela professora e engenheira agrônoma Lovaine Fiel de Quevedo, os estudantes de Agronomia da UNIGRAN estão visitando as escolas da Apae e da Pestalozzi, em Dourados, com o objetivo de repassar aos alunos e funcionários dessas instituições técnicas para aumentar a produção e melDATA_HORAr a qualidade de suas hortas. O projeto teve inicio na semana passada e faz parte da disciplina de Olericultura. A principal característica do trabalho é a de não utilizar qualquer ID_TIPO de agrotóxico. Os acadêmicos trabalham no projeto, fazendo desde o preparo das mudas até a colheita. Para a professora Lovaine, além de o aluno ensinar – e ao mesmo tempo aprender cada vez mais – as atividades são uma forma de interação na comunidade. Ela destaca que serão plantadas diversas hortaliças, como alface, rúcula, brócolis e couve-flor, bem como cenoura e beterraba, e plantas que servem de condimentos. As mudas estão sendo produzidas no viveiro da UNIGRAN, e os adubos orgânicos foram cedidos pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército. Ainda segundo a professora Lovaine, em um período de três meses, dependendo do ID_TIPO de hortaliça e do andamento dos trabalhos e do clima, as hortas já terão resultados significativos, e só na Apae irá atender a 217 alunos. “Temos o espaço e as condições para o plantio, só faltava mesmo a técnica e ela veio em boa DATA_HORA”, disse a diretora da APAE – Escola de Educação Especial “Maria Júlia Ribeiro”, Elizabeth Wirgues. Ela ressalta a importância dessa parceria. “Trabalhos como esses fazem toda a diferença, nossos alunos acabam desenvolvendo outras habilidades e esperamos que isso se torne referência”, falou a diretora. Na Sociedade Pestalozzi, o projeto é desenvolvido com alunos e funcionários da Escola Arco Íris. (AV)