Biologia realiza ID_CURSO de Ecologia de Campo, no Pantanal.

Acadêmicos de Biologia terão oportunidade de vivenciar as fases de um projeto de pesquisa, em um ambiente de grande diversidade.
Entre os dias 11 e 15 de outubro, o ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN realiza o VI ID_CURSO de Ecologia de Campo do Pantanal. Ao todo, são oferecidas 30 vagas destinadas a biólogos e acadêmicos de Biologia que tenham cursado total ou parcialmente as disciplinas de Botânica, Zoologia e Ecologia, áreas nas quais os inscritos irão desenvolver os estudos de campo. Os trabalhos serão realizados na região do Passo do Lontra, e terá a carga horária de 60 DATA_HORAs. Segundo o professor Vanderlei Berto Junior, coordenador de Ciências Biológicas, os alunos irão vivenciar todo o projeto de pesquisa, desde a definição de objetivos e metodologia à coleta de dados, análise e apresentação dos resultados. “É um ID_CURSO bastante avançado e, por isso, exige que o estudante tenha um conhecimento prévio de ecologia”, destaca o professor. Ele ressalta, ainda, que as propostas de estudos serão elaboradas de acordo com as condições ambientais nos dias de pesquisa. O professor explica que são inúmeras as possibilidades de investigação. Na última edição, por exemplo, os estudantes verificaram se os tamanhos das poças de água das chuvas influenciam no número de espécies de anuros (sapos e pererecas). Também, estudaram se a posição na copa e no ambiente (mata ciliar e paratudal) afeta o ID_TIPO de galhas (má formação de tecido vegetal) do Ingá do Pantanal), e se a diversidade de aranhas é influenciada pelo número de flores de Byrsonima orbigniana. O pacote de viagem inclui transporte, hospedagem e três refeições diárias. Informações sobre o valor da excursão e formas de pagamento podem ser obtidas diretamente na Coordenação de Biologia, e-mail vanderlei@unigran.br e telefone (67) 3411-4140. (AV)