Acadêmicos de Produção Publicitária divulgam Dourados e cidades da região.

Na mostra Minha Terra, Nossa Terra, público pôde conhecer de curiosidades culturais e características geográficas e históricas de cidades da região.
Muitos não sabem, mas o município de Caarapó exporta fios de lã para a Europa. “O artesanato mais tradicional de Caarapó é o artesanato feito de lã”, assegura a acadêmica Regina Pereira de Souza, do 4º semestre do ID_CURSO de Produção Publicitária da UNIGRAN. Ela estudou a história de sua cidade, que recebeu influências de diversos povos, e apresentou os resultados da pesquisa, na mostra organizada pelo ID_CURSO na semana passada, nos dias 5 e 6. O objetivo foi levantar e divulgar informações sobre cultura, economia e modo de vida em Dourados e em algumas cidades vizinhas. O estudante Américo Medina, por exemplo, direcionou a pesquisa para a influência dos japoneses e seus descentes, em Dourados. “Na verdade, esse é apenas o início de um trabalho que temos o interesse de divulgar também em outras instituições”, disse Medina. A orientadora da mostra, Lúcia Scaff, professora da disciplina de “Estudo de Mercado em Comunicação”, explicou que essa é a primeira parte de um projeto que, além de valorizar a cultura e a história regionais, objetiva a identificar as diferentes linguagens usadas em várias localidades do sul do Estado. Em Ponta Porã, por exemplo, existe influência da cultura paraguaia nos meios de comunicação. “Cada região tem uma especificidade de linguagem [e] o nível dos trabalhos foi muito bom; eles acumularam mais conhecimento e isso vai servir de subsídio para a próxima etapa”, disse a professora, explicando que pretende reeditar a mostra “Minha Terra, Nossa Terra” em outros eventos locais. (CN-JR)