Coordenadora de Matemática debate multiculturalidade em mesa redonda na UFGD.

Professora Vera Fátima falou sobre experiências com alunos da UNIGRAN, na semana acadêmica de Matemática da UFGD.
No dia 27 de agosto, uma mesa redonda abordando o tema multiculturalidade abriu a Semana Acadêmica de Matemática, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Entre os participantes estava a professora e coordenadora do ID_CURSO de Matemática da UNIGRAN, Vera Fátima Corsino de Almeida. Os pontos levantados, na ocasião, foram em quais perspectivas estão sendo vistas a situação dos portadores de deficiência física e as diferenças étnicas, de nacionalidade, naturalidade, classe social e religião em ID_CURSOs de licenciatura. A educação multicultural é considerada o meio de incluir essa diversidade de públicos na educação. A professora Vera Fátima falou sobre a importância da formação do professor multiculturalista e apresentou os projetos que a UNIGRAN possui para envolver os acadêmicos diretamente nesse tema. A professora cita os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM), nos quais os estudantes elaboram atividades juntamente com os indígenas das Aldeias Jaguapirú e Bororó. Vera Fátima conta que os alunos de Matemática da UNIGRAN começam adquirir experiências como essas já a partir do segundo ano. “É muito importantes para os alunos porque isso tudo serve de instruções para o futuro”, diz. A mesa de debates teve como mediador o professor o professor Sérgio Rodrigues (UFGD), e contou com a participação de coordenadores de ID_CURSOs de licenciatura em Matemática da UEMS, professor Rildo Pinheiro de Nascimento, e Sandra Regina de Oliveira Souza (UFGD). A Semana de Matemática terminou na sexta-feira, 31. (AV)