Edição especial da Revista Jurídica marca os 30 anos do ID_CURSO de Direito.

Pesquisador Epaminondas Lopes, acima, e os editores Helder Baruffi e Noemi Ferrigolo comemoram lançamento do livro de memórias do ID_CURSO de Direito.
A noite de encerramento da 28ª Semana Acadêmica de Direito foi marcada pela apresentação da edição especial da Revista Jurídica – “Anais dos 30 anos do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN” – e por homenagens feitas aos professores e bacharéis que fazem a história do ID_CURSO. A obra organizada pelo egresso da turma de 1991, professor Helder Baruffi, coordenador do ID_CURSO de Direito da UFGD, é resultado de um trabalho de pesquisa feito por Epaminondas Lopes dos Santos, bacharel formado na turma de 1986. Epaminondas localizou, em Mato Grosso do Sul e em vários outros estados, advogados e bacharéis formados na Instituição que ocupam cargos em todas as esferas do Poder Judiciário, ou que atuam em empresas, secretarias municipais, câmaras e assembléias legislativas, como operadores do Direito. “Fica aqui o exemplo, para que as gerações futuras possam dar continuidade a esse anuário”, disse o pesquisador. Em seu pronunciamento, a professora Rosa Maria D’Amato De Déa, falou que o livro representa a valorização de um trabalho institucional incansável – imbuído do ideal do presidente de honra da Instituição, Murilo Zauith, de fazer da UNIGRAN um centro de excelência de ensino. “Não há como fazer essa retrospectiva – de 1976 a 2007 – sem reconhecer e valorizar não só o trabalho de toda equipe da Instituição, em especial, de seu corpo docente, mas também dos egressos que são motivos de enorme orgulho a todos nós”, disse a reitora. Os “Anais dos 30 anos do ID_CURSO de Direito” foi idealizado pela diretora da Faculdade de Direito, Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, seguindo o ideal de que “uma sociedade deve proteger as suas memórias e ter orgulho do lugar onde vive”. Para ela, também graduada em Direito UNIGRAN, o ID_CURSO transformou a história de Dourados. Essa visão transformadora do Direito foi o tema da Semana Jurídica concluída na sexta-feira (31), com pleno êxito. “Quando se pesquisa, quando se busca é que a gente vê quanto o ID_CURSO de Direito transforma a sociedade, transforma os valores, consegue levar mais equilíbrio, consegue colocar pesos e medidas, limites, posições de liberdade, garantias de liberdade e isso é muito importante para nós e a Semana Jurídica serve para ampliar o campo da Ciência Jurídica”, disse a diretora. A Semana Acadêmica de Direito da UNIGRAN teve grande participação de acadêmicos da UNIGRAN, UEMS e UFGD. (JR)