Professores e ex-alunos de Direito se reencontram em noite de homenagens na UNIGRAN.

Como se fosse uma nova cerimônia graduação, professoras Rosa De Déa e Noemi Ferrigolo cumprimentaram egressos e decanos do ID_CURSO.
O ID_CURSO de Direito da UNIGRAN é o orgulho de muitos profissionais. “Sinto-me envaidecido de ter sido integrante do corpo docente desta faculdade, que projetou o saber além dos limites do município e do Estado”, disse o procurador do Estado, Sérgio Guimarães Dias, primeiro diretor da Faculdade de Direito da Instituição. Em noite solene e festiva, professores decanos e ex-alunos se encontraram novamente, na sexta-feira, 31, nas solenidades de encerramento da 28ª Semana Acadêmica de Direito. Em suas falas, os convidados fizeram questão demonstrar seu apreço pelo ID_CURSO. “Se ensinei, aqui aprendi muito”, disse o desembargador recém aposentado da magistratura Jorge Eustácio da Silva Frias, mas que se mantém ativo no magistério, “aqui, tomei gosto pelo ensino e nunca mais parei”. Professor na UNIGRAN, na década de 1980, Frias ministrou a palestra final da Semana Jurídica, tratando das modificações havidas no Direito Civil, nos últimos trinta anos. Na evolução, ele disse que os juízes – que antes se limitavam a interpretar leis que, muitas vezes, estavam acima dos princípios e representavam só a vontade dos legisladores – ganhou mais autonomia. Para ele como para vários outros analistas, o ID_CURSO de Direito da UNIGRAN acompanhou as mudanças, e tem contribuído para que a aplicação das leis seja feita de acordo com princípios de moralidade, ética e justiça. “O ID_CURSO é de máxima relevância, na história de Dourados”, avalia o professor Linneu Borges. “Todo o processo que transformou Dourados num centro de ensino superior respeitável inicia-se com a história da UNIGRAN, e a história da UNIGRAN se inicia com os ID_CURSOs de Direito e Administração; e eu fico feliz porque a história da UNIGRAN até certo ponto se confunde com a história da minha vida”, disse o decano de Ética Profissional e Direito Civil. O professor Linneu Borges recebeu homenagens especiais de colegas e ex-alunos. O advogado William Maia Cabral, formado em 1990, comentou que atua na carreira “espelhando-se nos mestres” que teve. Ele disse que há um respeito mútuo, entre professores e seus ex-alunos, e que guarda saudades do tempo de faculdade. “É prazeroso rever os velhos e bons professores, que estão aqui demonstrando que o Direito é dinâmico, e isso nos renova a força de continuar labutando em prol do justo, da justiça e do social”, declarou. Não menos motivada, a escrevente judicial Katiane Jacinto de Oliveira, graduada em 2003, também tem boas recordações. “A base que eu tive aqui foi muito boa, tanto que me ajudou a passar no conID_CURSO, e dá saudade, dá vontade de voltar”, disse. A Direção da Faculdade de Direito entregou aos Professores, ex-professores e bacharéis de Direito presentes à solenidade receberam como homenagem um bottom e um exemplar dos “Anais dos 30 anos do ID_CURSO de Direito”. (JR)