Professor da UNIGRAN faz palestra na FATEP.

Rubens Di Dio falou que expansão da produção de álcool e açúcar em MS faz aumentar a demanda por profissionais da Engenharia Civil.
Para falar um pouco mais sobre o setor sucro-alcooleiro relacionado à profissão de Engenheiro Civil, o professor e pró-reitor Administrativo da UNIGRAN, Rubens Di Dio, proferiu palestra, na terça-feira, 28, aos estudantes da Faculdade de Tecnologia de Ponta Porã. Segundo Di Dio, a profissão está em forte alta neste segmento da economia, mas, paradoxalmente, está havendo queda na procura pelo ID_CURSO de Engenharia Civil nas universidades do Brasil e do mundo. No caso específico, o professor destaca que o etanol ampliou o mercado de trabalho do engenheiro. “Mato Grosso do Sul tem aspectos geográficos interessantes e propícios ao cultivo da cana de açúcar, como o terreno plano, por exemplo, porém, com várias usinas sendo instaladas no nosso Estado, os engenheiros vivis terão de estar muito bem qualificados para atender a toda essa demanda”, disse. Segundo o pró-reitor, para que haja melhor aproveitamento dessa fase do etanol, é necessário que se tenha um planejamento, antes de tudo. Di Dio ressalta que com tantas usinas de álcool, o principal transporte para o escoamento da safra até a usina será feito pelas rodovias e elas não estão preparadas para isso. “Uma solução para isso seria a construção de ferrovias”, afirma ele. A palestra integra a programação da Semana Acadêmica da Fatep, que foi aberta nesta segunda-feira, 27. A produção de açúcar e álcool foi também tema de seminário, quinta-feira, e hoje a programação do evento se encerra com debates sobre acessibilidade. (AV)