Palestras no ID_CURSO de Agronomia enfocam o consórcio e rotação de culturas.

Em encontro com alunos Agronomia da UNIGRAN, pesquisador da Embrapa Edvaldo Sagrilo falou de sustentabilidade ambiental das atividades agrícolas.
A Coordenação de Agronomia da UNIGRAN está realizando, às sextas-feiras, o “I Ciclo de Palestras” do ID_CURSO, na sala 5.7, do Bloco V da Instituição. A proposta do ciclo é tratar os conteúdos curriculares, trabalhados em salas de aula, pela visão de sua aplicação prática e da atualização técnico-científica. No dia 24, o agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste Edvaldo Sagrilo ministrou palestra sobre o tema “Consórcio e rotação de culturas”. Edvaldo Sagrilo tem mestrado em Fitotecnia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é graduado em Agronomia e é pesquisador há seis anos, três deles em Dourados, nas áreas de sobre manejo de culturas, de conservação de solos, agroecologia e agricultura familiar, com ênfase nas culturas de milho, mandioca e feijão-campi. Segundo o pesquisador, o objetivo do encontro foi iniciar os alunos quanto às práticas agrícolas e desenvolver a noção de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. “O consórcio e a rotação são duas práticas que servem para aumentar a sustentabilidade do sistema, sem perda de produtividade, pelo contrário, existe ganho técnico com a redução dos riscos de perdas de culturas”, disse Sagrilo O palestrante explicou que a rotação e o consórcio de lavouras promovem a reciclagem de nutrientes e diminuem a perda de água do solo, e promovem a reposição de matéria orgânica. Por isso, melDATA_HORAm as condições físicas e químicas das áreas de cultura, além de facilitar os controles de plantas daninhas, pragas e doenças. Ele explicou também que o consórcio e a rotação são práticas consolidadas do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, aconselhando o produtor a cultivar plantas diferentes nas diferentes épocas do ano, alternadamente. Dessa forma, o consórcio e a rotação de culturas diversificam a produção em uma propriedade, e também a renda do agricultor. (BD)