"Caminhos" revela percepção fotográfica de alunos da UNIGRAN sobre a Retirada da Laguna.

Mostra de fotografias estará aberta à visitação no Shopping, até domingo que vem.
Notas de saxofone e violão de músicos da Brigada Guaicurus deram início à 1ª Mostra Fotográfica Caminhos, inaugurada na noite de domingo (26), no Shopping Avenida Center de Dourados. A abertura da exposição foi prestigiada por autoridades do Exército e representantes da UNIGRAN. “Caminhos” reúne imagens produzidas por estudantes dos ID_CURSOs de Comunicação Social da Instituição durante a “V Marcha Cívico-Cultural da Retirada da Laguna”. A marcha foi promovida pelo Exército Brasileiro, nos dias 10 a 12 deste mês, pelos caminhos por onde passaram combatentes brasileiros, neste episódio da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Ao longo das trilhas, passagens e estradas que começam na Fazenda Laguna, no Paraguai, até a barranca do Rio Miranda, em Jardim, muito se aprendem sobre heroísmo, superação, abnegação e luta. “As fotografias retrataram muito bem parte da nossa história, os trabalhos estão muito bem feitos e valorizam uma das coisas mais importantes que temos: nosso passado com seus heróis”, elogia o major Flávio dos Santos Lajóia Garcia. Já a pró-reitora da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, disse na cerimônia de abertura que a mostra ajuda a firmar a identidade do sul-mato-grossense. “Aqui, vemos uma forma de crescer o espírito de patriotismo que existe em cada um de nós”, falou. Segundo a professora de fotojornalismo e coordenadora da exposição, Érika Batista, além de os alunos conhecerem um pouco mais da história de Mato Grosso do Sul e do Brasil, eles puderam intercalar trabalhos teóricos à prática, desenvolvendo percepção fotográfica. “As imagens que eles produziram são trabalhos artísticos de grande qualidade e seria um tanto injusto não expormos essas imagens”, disse a professora. A Mostra “Caminhos” ficará no Shopping Avenida Center até 2 de setembro. (AV)