Mostra “Cores do Chão” é atração no Espaço Multi-Cultural da UNIGRAN.

Arte de Cello Lima fica em exposição até o dia 10 de setembro, no novo bloco da UNIGRAN. A visitação é gratuita.
Dentre as cores da natureza, as obtidas de pigmentos minerais são as preferidas do artista plástico Cello Lima. “São cores que duram e não perdem a beleza natural”, disse o artista que está expondo, no Espaço Multi-Cultural da UNIGRAN, uma parte da coleção “Cores do Chão”, já apresentada em Campo Grande. A mostra inaugura essa nova galeria de artes de Dourados e está aberta ao público, das 8h às 22h, no novo bloco da UNIGRAN. As composições foram produzidas sobre decalques e moldes feitos em tela de tampas de ferro que protegem acessos a galerias de captação de água da chuva, de eletrificação e telefonia, por exemplo, construídos sob o asfalto. Pesquisando essas tampas pelas ruas da cidade, o artista conta uma parte importante da história do município e do Estado, nas últimas décadas. Por meio das obras, Cello Lima chama a atenção para a urbanização e as mudanças havidas na cidade. Além de cores naturais, Cello explora a iconografia indígena e fragmentos de informações inscritas nas tampas – datas, uso, a quem pertencia –, em composições dentro dos círculos. A semelhança com mandalas é apenas casual, assegura o artista, dizendo que a simbologia é mesmo de transformação dos espaços e das relações humanas. “Essa fase retrata muito a observação que eu faço do espaço onde vivo, que passa pelas questões ligadas à terra, que passa pelas questões ligadas às etnias [e] eu acho que o artista tem que fazer alguma reflexão que seja útil para a humanidade”, disse o autor. Cello Lima é também professor do ID_CURSO de Artes Visuais e o gestor do Espaço Multi-Cultural da UNIGRAN. O Espaço é oferecido aos pintores, escultores e outros artistas de Dourados e região que queiram montar exposição. O telefone para contatos é 3411-4138. (JR)