UNIGRAN realiza I Mostra Fotográfica: Caminhos.

Local da Batalha de Nhandipá - exposição de fotos da trilha Retirada da Laguna será aberta domingo, 26, no Shopping Avenida Center.
“Caminhos” é uma mostra fotográfica que revive, através das lentes e da sensibilidade dos alunos dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN, o episódio épico da Retirada da Laguna, ocorrido durante a Guerra Tríplice Aliança (1864-1870). As imagens, que misturam história e poesia, foram produzidas por meio da participação dos alunos na “V Marcha Cívico-Cultural”, promovida pelo Exército Brasileiro entre os dias 10 e 12 de agosto de 2007, percorrendo os caminhos pelos quais passaram os heróis brasileiros da Retirada. Dentre os objetivos da Marcha, está o resgate histórico do episódio e o despertar do sentimento patriótico e de orgulho sul-mato-grossense. Além de retratar os diferentes momentos dessa reconstrução, os alunos interagiram com a história e se permitiram o despertar da brasilidade. A mostra surge como a primeira exposição do laboratório de fotografia da UNIGRAN e garante a atuação dos alunos de Comunicação Social, que relacionam teoria e prática, por meio da ludicidade e da arte. Os trabalhos selecionados estarão expostos à visitação de 26 de agosto a 2 de setembro, no Shopping Avenida Center. Além de ser uma oportunidade de contemplação artístico-fotográfica, “Caminhos” promete levar os visitantes a um passeio pelo tempo-espaço, trazendo à atualidade os sítios históricos que foram palco deste evento épico: Fazenda Laguna, Rio Apa, Nhandipá, Córrego Machorra, Cambaracê, Cemitério dos Heróis e Rio Miranda, nas cidades de Bela Vista, Jardim e Bela Vista Norte (Paraguai). Estes locais representam o perID_CURSO trilhado por nomes como os de Pedro José Rufino, Antônio João, José Francisco Lopes, Ana de Almeida, Carlos Camisão, entre outros, que lideraram 1.680 soldados da Força Expedicionária de Mato Grosso, até a Fazenda Laguna. A Mostra, realizada pela Unigran e ID_CURSOs de Comunicação Social, conta com o apoio da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e Shopping Avenida Center e tem, ainda, o patrocínio da Grand Color. O lançamento da exposição está marcado para o domingo (26 de agosto) às 19h, com a participação de autoridades do Exército e representantes da UNIGRAN. Vale a pena conhecer e trilhar esses “Caminhos”.