Recreação marca o sábado no núcleo da UNIGRAN na Aldeia Jaguapiru.

Aluna de Enfermagem diverte crianças, em performance que encurta as distâncias culturais, entre índios e não-índios.
A Coordenação do Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, da Aldeia Jaguapiru, vem cumprindo a programação de eventos do ano e, neste sábado (18), promoveu mais uma tarde de lazer para os pais, crianças e adolescentes das comunidades guarani, kaiowá e terena. Desta vez, estudantes de Educação Física, Enfermagem, Biomedicina e Matemática participaram como orientadores dos jogos e brincadeiras organizados para os participantes. A coordenadora da Brinquedoteca do NAM, a pedagoga indígena Edilaine Fernandes Moraes, explica que os eventos mensais, realizados aos sábados, são também oportunidades de confraternização entre as etnias e participantes dos diversos projetos que são realizados durante a semana, naquele núcleo de extensão – aulas de alfabetização, computação, trabalhos manuais e de atenção pedagógica às crianças de várias idades. Edilaine cobra apenas mais participação dos próprios colegas. “Os companheiros nossos, da Aldeia, deveriam comparecer mais para nos ajudar: professores ou acadêmicos, ainda; tem faltado isso, mas em relação às atividades, as crianças vêm brincar, jogar bola, e gostam bastante, é muito bom”, declarou Edilaine, que é uma dos índios já formados em ID_CURSOs da UNIGRAN, dentro do Programa de Atenção ao Estudante Indígena, mantido pela Instituição, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Inaugurado em 2001, o Núcleo de Atividades Múltiplas da Aldeia Jaguapiru é uma iniciativa concreta da UNIGRAN, que está ajudando a promover melhorias sociais na Reserva Indígena de Dourados e a superar barreiras culturais, por meio do voluntariado de seus acadêmicos e professores e mediante atividades permanentes de extensão universitária, que são desenvolvidas com o auxílio de diversos parceiros. Trabalho semelhante é conduzido também no Núcleo da Aldeia Bororó. (CN-JR)