ID_CURSOs de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Agronomia inauguram área experimental.

Alunos caminham pela nova área experimental e observam solo que está recebendo calcário, nesta semana.
No primeiro semestre, a UNIGRAN construiu um núcleo avançado para atividades de pesquisa e dias de campo, no Parque de Exposições de Dourados. Agora, os acadêmicos de Engenharia Agronômica e de Tecnologia em Agronomia receberam uma fazenda experimental de 62 hectares, para as aulas práticas de várias disciplinas. “Os alunos irão acompanhar, de perto, desde o preparo do solo até a colheita, aprendendo, passo a passo, todos os quesitos indispensáveis da profissão”, disse a coordenadora do ID_CURSO de Agronomia, a professora doutora Karlla Barbosa Godoy. Ela comenta que toda essa estrutura representa investimentos na melhor formação dos alunos e dá aos ID_CURSOs autonomia e em termos de ensino e pesquisa. A fazenda está localizada a cinco quilômetros da zona urbana, na Avenida Guairucus, no caminho para o aeroporto de Dourados. Além do espaço, a área experimental tem a característica de possuir ótimas fontes de água, que também possíveis a implementação e o estudo de irrigações. Os alunos deverão cultivar lavouras diversificadas, como a de cana-de-açúcar, a soja, o milho, o girassol e, também, hortaliças. As primeiras aulas práticas na área iniciaram sábado. Acompanhados pelo professor Wilson Finamore e a coordenadora de Agronomia, os estudantes já colocaram a “mão na massa”, aplicando calcário no solo. “Eles estavam ansiosos para começar a praticar o que eles já viram em sala, tornando a aula prática muito produtiva”, disse a professora Karlla. A coordenadora ressalta ainda que, logo será dado início às construções de barracões, para abrigar máquinas, de um viveiro de mudas e de estufas na fazenda. Já no campus da UNIGRAN, os ID_CURSOs terão quatro laboratórios: de Entomologia (estudo de insetos) e de Fitopatologia (doenças de plantas), de solos e de sementes. (AV-JR)