ID_CURSO de Biomedicina sensibiliza crianças sobre doenças do coração.

Por meio de ações interativas, alunos aproveitaram Dia dos Pais para falar de prevenção e bons hábitos de saúde aos alunos do CAIC Neil Fioravante.
Acadêmicos do 6º semestre de Biomedicina da UNIGRAN fizeram, na sexta-feira (10), um trabalho de esclarecimento sobre doenças do coração, que teve como público alunos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal “Neil Fioravante”, situada no Parque Nova Dourados. Para falar do tema, os acadêmicos usaram o teatro e brincadeiras, além de uma palestra. O projeto “Prevenção de Doenças Cardiovasculares” foi realizado em comemoração ao Dia de Controlo do Colesterol, 8 de agosto, e ao Dia dos Pais (12). “É um momento em que os pais estão mais acessíveis à fala de seus filhos e, portanto, objetivamos estimular as crianças a serem pequenos agentes de saúde em seus lares e comunidade, incentivando a prevenção dos riscos para doenças cardíacas”, explicou a coordenadora do projeto, professora Pollyanna Borges. Ela se disse impressionada com a participação dos alunos, que interagiram bastante com os acadêmicos, através de perguntas, comentários e opiniões durante toda a palestra. Os acadêmicos Luciana Cristina de Lima e Everton de Brito Oliveira Costa ministraram a palestra “Papai, amigão, cuida do seu coração”. Eles explicaram para as crianças, em uma linguagem simplificada e direta, sobre os malefícios do colesterol e os fatores que podem levar à problemas cardiovasculares, como dieta incorreta, sedentarismo, obesidade, tabagismo, estresse, excesso de bebidas alcoólicas, entre outros riscos. Falaram também sobre o ID_CURSO de Biomedicina. De acordo com a acadêmica Tatiane Dalla Martha Cervi, esse ID_TIPO de atividade é importante, pois, às vezes, as crianças não sabem que, entre outras coisas, uma alimentação inadequada pode ocasionar um problema tão grave. “O que me deixa bem feliz é saber que eles participaram ativamente, que eles conseguiram entender o que a gente queria passar para eles, e que eu realmente espero que eles passem isso para os pais”, disse ela. Para a aluna da Escola Rafaela Cabral Belini, de 10 anos de idade e estudante da 5ª Série C, as atividade foram muito educativas, pois ensinaram como se prevenir para o futuro. “Eu aprendi que nós temos que fazer exercício, para gastar gordura extra, para não entupir a veia do coração, porque se entupir a veia do coração a gente pode morrer”, falou a menina. Ela contou, durante a palestra, que um parente seu faleceu devido a infarto. A Coordenação do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN colaborou na realização do Projeto. A Escola Municipal Neil Fioravante é um Centro de Atendimento Integral à Criança. (BD)